A 4ª edição da mostra Coletiva de Artistas do Sul ganhou, nesta quinta-feira (9/05) um novo capítulo. Aliás, diversos capítulos. Isso porque foi lançado oficialmente nesta noite o e-book que compila obras nas categorias fotografia, pintura, instalação, pirogravura, bordado e desenho, que fizeram parte da Mostra. O livro virtual foi lançado pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc em parceria com a EdiUnesc.
Disponível online neste link (http://repositorio.unesc.net/handle/1/10774,) o e-book reúne obras dos artistas Angélica Neumaier, Elisa Corrêa da Rosa, José Luiz Ronconi, Karolyne dos Santos Pacheco, Larissa Rocha Soares, Lizandra Mendonça Flausino, Lucas Pereira Elias, Neuza Milanez, Rosângela Becker Inácio e Simone Milak Natal Guimarães.
Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, essa é mais uma forma encontrada para levar ainda mais adiante o talento e a história dos artistas do Sul de Santa Catarina. “Na versão e-book temos a oportunidade de distribuir este material para todo o mundo. É muito importante registrar esse tipo de ação, dar visibilidade e levar mais longe os trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão da nossa Universidade”, pontuou.
Maxwell Sander Flor, também organizador da obra, destacou o papel não só do e-book, mas da Mostra e de iniciativas como esta, como alerta. “Utilizamos a cor vermelha como sinal de alerta para que nosso patrimônio passe a ser cada vez mais estudado, anunciado, conhecido e protegido. Linhas, fendas, rasgos, trapos, resistência”, descreveu.
Representando os artistas integrantes do projeto, José Luiz Ronconi deixou o agradecimento especial à Unesc, à editora e ao Setor de Arte e Cultura por possibilitar esse tipo de ação. “Tenho, por meio da minha família, vínculo com a Universidade e me sinto lisonjeado por estar aqui novamente fazendo parte de algo tão significativo. É muito bom reviver a Mostra e ter ela registrada de forma a preservar este patrimônio cultural”, salientou.
O editor-chefe da UdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu pela oportunidade de mais uma vez, em parceria com o Setor de Arte e Cultura, promover a publicação de um rico material. “Os artistas, por muitas vezes, não são valorizados como deveriam. Nosso intuito é valorizar as obras e torna-las acessíveis para cada vez mais leitores para que conheçam e admirem também os artistas locais”, disse.
A Coletiva Artistas do Sul conta com obras de artistas das cidades de Criciúma, Tubarão, Maracajá, Sombrio, Cocal do Sul, Jaguaruna, Nova Veneza e Laguna.