O curso de moda Unesc/UniSenai promoveu na noite desta quarta-feira (26/04) mais uma atividade relacionada ao Movimento Fashion Revolution. De 13 a 27 de abril ações especiais foram promovidas pelo curso em prol de uma moda mais sustentável.
O Movimento Fashion Revolution acontece em nível mundial e surgiu a partir de abril de 2013 quando aconteceu uma tragédia em Bangladesh, onde morreram 1.100 pessoas e ficaram feridas mais de 2.500 pessoas. Todas trabalhavam em condições análogas à escravidão em uma confecção produzindo peças para grandes empresas. A partir desse momento começaram a se fazer movimentos em instituições de ensino, em outras organizações para defender uma moda mais justa, mais ética, mais transparente, mais social e mais inclusiva. Por isso, todo o mês de abril, as instituições se mobilizam com ações específicas relacionadas ao tema.
Nesta quarta-feira, com a presença de alunos e professores, foi realizada uma mesa redonda sobre a transparência, ética e a sustentabilidade na indústria da moda. A ação contou com a presença, via Meet, de Neide Schulte, professora titular da UDESC, na graduação e mestrado do curso de Moda, e diretora de extensão do Ceart- Udesc, que tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade. Além dela, também participou Mario Pereira, Designer, Sociólogo e com escritório há 20 anos, atuando no desenvolvimento de produtos para exportação em mercados como USA, Europa e América Latina. Formado em Ciências Sociais é também coordenador do Instituto Villaget há 20 anos.
“Tivemos também conectados conosco uma turma de Design de Moda do Senai de Blumenau. Com a presença de todos, nós fizemos uma discussão extremamente importante sobre a sustentabilidade na moda, tanto social como ambiental, já que é essa a bandeira do movimento. Todos os palestrantes nos apresentaram algumas possibilidades baseadas nas suas experiências e vivências ao longo da vida”, enaltece a coordenadora do curso de Moda UniSenai/ Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.
Ao longo da semana de atividades, já foram realizadas fotos dos alunos relacionadas à temática do evento, além da confecção de cueiros que serão posteriormente doados ao Hospital Santa Catarina. A semana especial encerra nesta quinta-feira, dia 27, com a apresentação do documentário “The True Cost”, a partir das 19h, no Auditório de Aprendizagem do Senai, seguido de uma roda de conversa com os alunos.
Texto e fotos: colaboração Jéssica Pereira/ Agência Novo Texto