Um curso que tem a história construída passo a passo junto da Universidade. O que começou com a turma da chamada graduação em Desenho e Plástica, passou a ser chamado de Educação Artística e, já depois de um tempo de caminhada, ganhou o nome que o define até hoje: Artes Visuais. Alunos, egressos, professores, gestão universitária da Unesc e artistas locais comemoraram na noite desta terça-feira (12/03) o aniversário de um dos alicerces que conferem orgulho à Instituição.
A graduação em Artes Visuais nas habilitações Licenciatura e Bacharelado faz parte de uma das grandes bandeiras da Unesc: a formação de professores. Prova da importância do olhar apurado para o ensino das artes na Universidade é o reflexo da formação dos próprios alunos da graduação hoje atuando enquanto docentes do próprio curso. Um ciclo que se repete e se reflete no amor transmitido por cada um ao falar da Unesc.
Confira aqui a Galeria de Fotos completa
Na noite de comemoração, o curso reuniu professores para, ao falarem sobre o tempo de atuação na Universidade, demonstrarem a bagagem que se soma nesses 53 anos de estudo, de prática, de extensão e pesquisa no campo das artes.
Conforme a coordenadora da graduação, Daniele Zacarão, esta é uma história de resistência, de superação, de corpos, de humanos, de amores e sucessos. “Que privilégio temos por estarmos aqui. Quanta gente maravilhosa passou e passa por este caminho. Nosso desejo é de que tenhamos muitas outras comemorações e vida longa ao curso de Artes Visuais da Unesc”, destacou na fala que fez na solenidade, acrescentando o desejo de comemorar os 50 anos do curso impossibilitado pela pandemia em 2020.
Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o amor de cada um dos envolvidos nesta história de 53 anos se reflete nas falas e nos olhares dos presentes na comemoração. “Eu fico tão feliz por estar aqui e compartilhar esta data com vocês porque vejo tanta força nesses olhares. Fiquei observando e me emocionando com toda essa história. Nessa resistência levantada tantas vezes nos discursos, vejo força e, nessa fortaleza, a esperança em dias melhores. Que possamos levar adiante esse lindo legado e que vocês sigam colorindo nosso mundo com essas cores do bem”, pontuou.
A celebração, para o diretor de Ensino de Graduação, é mais que merecida. Isso porque, o curso celebra seus 53 anos somando 160 alunos distribuídos pelas fases da graduação. “Em pleno ano de 2023, depois de uma pandemia, uma travessia muito difícil, ter aberto a primeira fase de Licenciatura e reaberto a turma de Bacharelado é motivo de aplausos. Não esqueçam que este curso representa uma luta da Universidade. Abracem essa oportunidade. Mergulhem fundo naquilo que a graduação oferece”, acrescentou.
A noite contou ainda com o prestígio dos artistas Edi Balod e Liliane Motta Silveira.