A 12ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), maior evento institucional da Unesc, segue promovendo grandes debates. Na noite dessa terça-feira (9/11), acadêmicos, professores e comunidade em geral puderam acompanhar a palestra com o engenheiro e professor doutor, Pedro Mateus das Neves, que trouxe o tema “Os ODS uma nova linguagem e um novo paradigma para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”. Neves também é conselheiro e consultor da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030. Ela é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre os eixos de mudanças estão: Erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; igualdade de gênero; água potável e saneamento; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; parcerias e meios de implementação.
Com a ação, conforme Neves, os ODS pretendem acabar com a pobreza, ofertar educação de melhor qualidade, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. “Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Diante disso tudo, nós como engenheiros, urbanistas, arquitetos, devemos, efetivamente, olhar para o espaço e compreender a organização do mesmo para que todos possam ter qualidade de vida”, relatou o palestrante.
Para ele, o Covid pode contribuir com o renascimento da sociedade. “É o maior teste que encontramos, desde a formação das Nações Unidas, e requer que todos os setores, governos, academia, negócios, empregadores e empregados, sociedade civil e indivíduos, atuem de forma solidária, de formas criativas e deliberativas para o bem comum. Temos que trabalhar em conjunto. Temos este desafio”, ressaltou.
Necessidades
Neves enfatizou que o desenvolvimento sustentável serve às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. “Esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta. Temos que perceber a dimensão econômica e social, e, os sociólogos, a dimensão técnica. É um novo paradigma”, enumerou.
Ao final o professor se colocou à disposição para futuras parcerias com a Unesc com foco no desenvolvimento sustentável. Nas suas considerações finais, o palestrante ressaltou ainda que depois de toda essa temática as pessoas precisam fazer acontecer, produzir, ‘curar’ o planeta.
Sobre o palestrante
Pedro Mateus das Neves é conselheiro e consultor da UNECE e da UNCTAD, sendo coautor do conceito People-First PPPs, que integra os ODS nas Parcerias Público-Privadas.
A sua experiência profissional compreende planejar, projetar e implementar Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Leciona Estratégia e Montagem de Negócios desde 2003 na ESAI, onde é Professor Coordenador e tendo em 2010 criado o MBA de Requalificação Urbana e a Unidade Curricular de Cidades de Futuro.
Mateus é professor e investigador convidado na Universidade de Toyo, Tóquio, Japão; Universidade de Tsinghua em Pequim e Shenzhen, China; Universidade Genebra, Suíça; ParisTech, École des Ponts et Chaussés em Paris; IESE Business Scholl em Barcelona; Católica Lisbon School of Business and Economics; Universidade de Lisboa; e, Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas em Angola. Em 2020, fez seu doutorado na Universidade de Lisboa.
Semana
A 12ª Semana de Ciência e tecnologia (SCT) segue até o dia 12 de novembro, na modalidade virtual e é composta por palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos de pesquisa, extensão e relatos de ensino e experiência. A SCT tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) e o apoio de Fapesc, CPNq, Capes e Biozenthi Dermocosméticos.
Clique aqui para mais detalhes da palestra.