A atuação médica na Atenção Primária é o foco dos estudos dos acadêmicos do curso de Medicina da Unesc nesta quarta e quinta-feira (3 e 4/11) na 17ª Jornada Científica e 5º Simpósio Multiligas. Os eventos, realizados de forma 100% virtual, estão sendo transmitidos pelo canal da Unesc TV no YouTube, com início no final da tarde desta quarta-feira (3/11). A abertura do encontro contou com a presença de autoridades do curso e da Unesc, sucedida pela palestra do residente em Medicina de Família e Comunidade da Universidade, Lucas Thiago Borges.
Ao longo das noites de evento estarão na pauta dos encontros a regulação dos serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS); a avaliação e o manejo de pacientes com Diabetes Melitus na UBS; o que o clínico precisa saber sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); a abordagem de casos de depressão e a ansiedade na Atenção Básica; a obesidade e dislipidemia, dores crônicas, dores de cabeça, manifestações oculares de doenças sistêmicas e as dermatoses mais frequentes nas Unidades Básicas de Saúde, assuntos elencados como recorrentes e importantes para a realidade atual.
Colocar em prática mais uma edição da Jornada Científica e do Simpósio Multiligas, ambos eventos consolidados e que comprovam a grande parceria do Centro Acadêmico e das ligas do curso, para a coordenadora da graduação, Maria Inês da Rosa, é motivo de orgulho, em especial com a escolha de tema tão pertinente. “A Atenção Básica funciona como filtro capaz de organizar o fluxo do sistema de saúde, do mais simples ao mais complexo. É muito satisfatório que os estudantes promovam, portanto, evento com essa temática na busca pela melhor qualificação, reflexão, aprendizagem e troca de experiências”, salientou na abertura.
Para a pró-reitora Acadêmica da Instituição, Indianara Reynaud Toreti, a consolidação do curso de Medicina e de seus eventos é fruto de uma longa história e longo trabalho coletivo com intensa participação de lideranças estudantis. “Deixo, em nome da gestão, a gratidão a todos os alunos e professores, estes que, sobretudo em tempos de pandemia, souberam articular muito bem e exercer a docência com maestria formando profissionais de excelência, preocupados com o cenário e prontos para fazer a diferença. Prova disso é a escolha do assunto para nortear o evento. Escolha muito feliz e necessária pelos desafios que a atenção primária já tinha e que foram muito agravados com a pandemia”, destacou.
A coordenadora dos cursos da área da saúde, Graziela Amboni, prestigiou a abertura e, enquanto psicóloga, também se posicionou sobre o assunto a ser abordado. “A atenção primária é onde as pessoas chegam primeiro e precisam receber um olhar acolhedor, aquilo que o médico diferenciado sabe oferecer”, comentou, desejando dias de excelente aprendizado aos participantes.
Os estudantes do curso de Medicina e a equipe organizadora dos eventos foram representados na abertura oficial pela vice-presidente do Centro Acadêmico Sérgio Alice, Maria Luiza Frare Peck.
Os profissionais convidados para palestrar nas noites de Jornada, a quem a organização estendeu os agradecimentos, foram os médicos Ronald Barroso, João Filipe Caciatori, André De Luca, Nathália Telesse Barreto, Renato Matos, todos na noite desta quarta-feira, e Thaís Areias, João Henrique Araújo, Fernando Topanotti, Gabriela Zambom e Luana Rocha, na programação de quinta-feira (4/11).