
As pesquisas produzidas no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), da Unesc não ficam no papel e a 2ª Mostra de Pesquisas e Produtos em Saúde Coletiva reforçou isso ao reunir egressos, docentes, estudantes e profissionais da rede para apresentar como as dissertações influenciam, na prática, a gestão e o cuidado em saúde nos municípios.
A Mostra destacou a aplicabilidade dos produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos pelos mestrandos e evidenciou o quanto o programa, que já contabiliza 184 dissertações defendidas e mestrandos de mais de 30 municípios, que contribuem para qualificar processos, redes e indicadores em diferentes regiões.
A ação reuniu egressos que apresentaram achados de estudos diretamente relacionados ao cotidiano dos serviços. Os temas transitam por áreas sensíveis e estratégicas como, por exemplo, o diagnóstico precoce de deficiências na infância, trabalho em equipe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), insegurança alimentar, territorialização, saúde bucal escolar, aperfeiçoamento da rede de atenção à pessoa com deficiência, qualificação do armazenamento e da dispensação de medicamentos, reestruturação dos condicionantes do Bolsa Família e construção de manuais e rotinas de enfermagem.
Mesmo distintos, os trabalhos têm como ponto comum a resposta a demandas reais do Sistema Único de Saúde (SUS) e dialogam com as necessidades dos territórios.
“A territorialização é essencial para compreender as dinâmicas sociais, epidemiológicas e organizacionais. Poder desenvolver esse estudo me permitiu olhar Criciúma com mais profundidade e contribuir para que a rede utilize informações qualificadas na organização dos processos de trabalho. Ver essa pesquisa aplicada no SUS é extremamente gratificante”, comentou a egressa Luara de Souza, autora do estudo sobre territorialização de Criciúma.
Espaço de celebração, reflexão e aproximação com o SUS
O evento foi organizado pelos professores Fabiane Ferraz, Fernanda de Oliveira Meller e Jacks Soratto, que ressaltaram a importância da Mostra na consolidação do programa. “A Mostra celebra a produção científica dos mestrandos, mas também nos provoca a refletir sobre como essas pesquisas podem transformar serviços, práticas e políticas de saúde. Ver o impacto concreto delas nos municípios é motivo de orgulho”, citou Fernanda.
A 2ª Mostra de Pesquisas e Produtos em Saúde Coletiva evidencia que o PPGSCol não apenas produz conhecimento: transforma-o em ação. Os resultados apresentados mostram que as dissertações vão além do campo acadêmico e reforçam políticas públicas, ampliam debates e fortalecem o SUS no cotidiano.
“Os produtos gerados pelo programa qualificam o SUS e formam profissionais críticos, preparados e comprometidos com a melhoria da saúde da população”, comentou Soratto.
A atividade integra a agenda anual de publicização da ciência do programa e contou com transmissão da TV Unesc. A gravação está disponível para acesso público. “Este espaço aproxima Universidade e serviços. Cada trabalho mostra como a pesquisa do PPGSCol se converte em prática, qualifica processos e fortalece as redes de cuidado. É gratificante acompanhar esse movimento e perceber o quanto contribuímos para o desenvolvimento regional”, falou Fabiane.


























