
O auditório Ruy Hülse foi palco, na noite desta quarta-feira (27/8), da aula inaugural do curso de Enfermagem. Com o tema “Empreender para cuidar melhor: o futuro da enfermagem em suas mãos”, a vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Sandra Regina Costa, promoveu a reflexão sobre inovação, liderança e o papel dos profissionais no fortalecimento da saúde.
A noite festiva reuniu estudantes, professores e gestores da Universidade em momento de acolhimento e projeção de futuro. A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, enfatizou a trajetória do curso e o simbolismo da escolha do nome da professora e reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta, para o Centro Acadêmico do curso.
“Foi assertivo reconhecer uma referência desta grande liderança que nos inspira. A professora Luciane sempre pensou e trabalhou pela enfermagem, pela Unesc e pela comunidade. Coincidiu de eu estar na gestão no momento em que um recurso chegou para as melhorias da Clínica de Enfermagem, mas essa conquista tem a marca dela, que trabalha incansavelmente para viabilizar projetos coletivos”, afirmou.
Caminhada na Unesc
Gisele também compartilhou lembranças pessoais da caminhada na Instituição, onde iniciou como estudante aos 19 anos. “Assim como encontrei professores que acreditaram em mim e me deram as mãos, vocês também encontrarão profissionais que irão dividir a carreira e a vida. A essência da trajetória acadêmica é criar laços, dividir sonhos e construir projetos em conjunto”, citou.
O pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, lembrou que também trilhou os caminhos da enfermagem. “Eu já fui enfermeiro, e embora a vida tenha me levado para outras áreas, nunca deixei de carregar esse orgulho. Respirem fundo, confiem no que aprenderam, porque lá fora o desafio é grande. Mas nunca percam o orgulho de ter estudado na Unesc e de serem enfermeiros. Levem isso para a vida de vocês”, concluiu.
Homenagem e emoção
A noite ainda registrou homenagem à Ana Losso que se aposentou após 20 anos como professora da Unesc, e que recebeu o carinho de professores, estudantes e da gestão superior.
A coordenadora do curso, Mira Dagostin, ressaltou a importância do acolhimento e a proximidade entre coordenação, docentes e acadêmicos. “Todos terão uma formação de excelência e que não estarão sozinhos nessa caminhada. A coordenação e os professores estarão sempre ao lado de vocês, acompanhando de perto cada etapa. Aproveitem essa oportunidade e confiem no processo, porque o curso foi pensado para que vocês sejam bem conduzidos e tenham a melhor experiência nesses anos de formação”, afirmou.
A pró-reitora de Ensino, Graziela Giacomazzo, destacou a energia da Enfermagem da Unesc e a qualidade do trabalho desenvolvido. “Não é apenas uma aula inaugural, mas uma noite festiva. Esse curso é referência e resultado de um trabalho permanente, qualificado e comprometido dos professores. Sem dúvida, vocês escolheram o melhor curso de Enfermagem na melhor Universidade”, afirmou.
Representando os estudantes, o presidente do Centro Acadêmico, Hugo Nascimento, incentivou os calouros a aproveitarem cada oportunidade dentro e fora da sala de aula. “Vivam intensamente a graduação, participem das ligas, do diretório central e de todos os espaços que a Unesc oferece. Não é apenas ser enfermeiro, mas ser o enfermeiro, ocupando os lugares que hoje temos oportunidade de estar presentes”, falou.
Incentivo
A palestrante da noite, Sandra Regina Costa, instigou os estudantes a pensarem no empreendedorismo como parte da prática profissional. “Todos nós somos um pouco empreendedores. Inovar não é apenas criar algo inédito, mas também melhorar processos e buscar soluções no dia a dia”, ressaltou.
A aula inaugural encerrou com o espírito de motivação e pertencimento que marca a caminhada acadêmica. “Sonhar e transformar ideias em realidade é o que nos move. Esse é o desafio que está nas mãos de cada futuro enfermeiro e enfermeira aqui presente”, concluiu Sandra.