Alunos do Colégio Interação, de Morro da Fumaça, e da E.E.B João Frassetto, em Criciúma, tiveram a oportunidade, com apoio institucional do Colégio Unesc, de participar da 37ª Feira Catarinense de Matemática. Ocorrida entre os dias 19 e 21 de outubro na cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, a Feira envolve anualmente alunos, professores e escolas de todo o estado de Santa Catarina. A instituição patrocinou a viagem oferecendo transporte, hospedagem e alimentação.
Os estudantes Júlia Budny Bortolatto e Guilherme Bortolon, do Colégio Interação, participaram do evento com o trabalho “Aprendendo equações algébricas utilizando o princípio da ação e reação”. Já as alunas Jennifer Brolesi Aimone e Larissa Inácio de Oliveira, da E.E.B João Frassetto, mostraram o trabalho “Materiais manipuláveis no ensino de trigonometria”. Ambos foram vencedores da 8ª Feira Regional de Matemática da Amrec, ocorrida no mês de agosto, o que lhes deu a chance de participar deste evento estadual.
Larissa comentou sobre a viagem e todo o aprendizado trazido na bagagem. “Foi uma ótima experiência. A sensação de compartilhar nosso conhecimento para outras pessoas que muitas vezes não o tinham ou o haviam esquecido foi muito gratificante”, afirmou a estudante do 2º ano. “A oportunidade de assistir outras pessoas expondo seus trabalhos também foi muito interessante, pois conseguimos aprender assuntos e outras formas de resolver determinados conceitos”, completou.
Segundo o professor Gian Marangoni, coordenador pedagógico do Colégio Unesc, essas ações promovidas em parcerias entre municípios e governo do estado, fortalecem ainda mais os objetivos pedagógicos. “A Nossa Unesc é comunitária e é uma honra contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem dessas crianças”, destaca o professor, que acompanhou a turma.
Os alunos foram acompanhados ainda pelo professor Marco Antônio Vieira e pela professora Sarah Galatto Cancillier, egressos do Curso de Matemática da Unesc. Marco Antônio enfatizou a importância de ações desse tipo para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. “Poder participar dessa ação em compartilhar conhecimento de matemática de todas as fases escolares e de diferentes comunidades contribui grandemente para nossa formação como docente e para nossos alunos”, afirmou o professor. “Muitos saíram da feira estadual com um novo olhar para matemática, um olhar de descoberta, pois aqui vimos que a matemática está em todo nosso círculo de vivência.”
Sentimento similar ao expresso pela professora Sarah. “Participar do evento foi uma experiência enriquecedora para mim como professora, e possibilitou a imersão em diversas visões e práticas da matemática, além do protagonismo dos estudantes diante dos seus projetos.”, afirma a docente.