
Daniela Savi e Marciano Bortolin
A Unesc viveu dias históricos ao receber os Jogos Universitários Catarinenses (Jucs) 2025, que movimentaram Criciúma com atividades intensas e grande participação. A grandiosidade do evento foi refletida não apenas nas disputas, mas também na avaliação dos atletas: uma pesquisa de satisfação apontou 98% de aprovação em relação à estrutura, organização e acolhimento durante os jogos.
Desde a última quinta-feira (17/7), cerca de 1,5 mil atletas de 28 universidades de todo o estado competiram em 14 modalidades esportivas, com disputas distribuídas pelo campus da Unesc, Satc, Mampituba, Ginásio da Fundação Municipal de Esportes e da Santa Luzia. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta quarta-feira (23/7), que coroou dias de intensa vibração esportiva em Criciúma.
Ao final, a Udesc ficou em primeiro lugar na classificação geral com 1.295 pontos, a Unesc em segundo com 1.290 e a Univali em terceiro com 965.
Para a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, receber os Jucs na Unesc foi motivo de grande orgulho. “É um privilégio para a nossa Universidade, que celebrou 57 anos, sediar um evento tão grandioso como este. Durante esta semana, tivemos a oportunidade de mostrar ao mundo a beleza, a organização e a energia vibrante da Unesc. Ver nosso campus sendo ocupado por tantos jovens atletas, que trouxeram vida e movimento a cada espaço, foi uma experiência transformadora para todos nós. Sentimos uma imensa gratidão por poder acolher essas delegações e contribuir para momentos que, com certeza, ficarão marcados na história de cada participante”, salienta.
Parceria
A realização foi possível graças à parceria entre a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Governo do Estado, Fesporte, Prefeitura de Criciúma e Fundação Municipal de Esportes (FME).
“Durante sete dias, todos deram o seu melhor. Mas, mais do que vitórias, o que se fortaleceu foi a amizade, o espírito de união. Aprendemos sobre organização, mas principalmente sobre celebração e confraternização. Saímos mais fortes, com a certeza de que onde há esporte, há paz, liberdade e saudável competição. Que cada universitário seja protagonista dos próximos jogos e de todas as oportunidades que surgirem. As experiências aqui vividas ficam para toda a vida”, comenta o pró-reitor de Administração e Finanças e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos jogos, José Otávio Feltrin.
O presidente em exercício da FCDU, Edson Luiz da Silva, lembrou que desde o momento em que a reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta, aceitou o desafio no ano passado, iniciou-se um trabalho incansável para tornar os jogos realidade. “Ao longo do processo, só recebemos elogios: pela beleza do campus, pela organização e pelos resultados incríveis. Mas o maior parabéns vai para os atletas, os verdadeiros protagonistas, que tornam tudo isso possível”, ressalta.
Unesc fica em segundo na classificação geral
A Universidade brilhou ao conquistar o vice-campeonato geral em uma disputa acirrada e emocionante. Com 1290 pontos, a Unesc ficou em 2º lugar, apenas cinco pontos atrás da Udesc, que sagrou-se campeã com 1295 pontos. A Univali completou o pódio, alcançando o 3º lugar com 965 pontos. Todos os participantes foram reconhecidos com o troféu Eficiência, em celebração à dedicação e ao talento demonstrados nas quadras, pistas e tatames.
“Cada medalha conquistada simboliza o comprometimento da Unesc com a formação integral dos estudantes, que se destacam no acadêmico e no esporte. É um privilégio para a nossa Universidade receber esses atletas. Sentimos imensa gratidão por mostrar ao mundo a beleza, a organização e a energia vibrante da Unesc nesses dias de jogos”, afirmou Gisele. Ela reforçou: “O esporte, para nós, é mais do que competição; é vivência, união, colaboração e cocriação. Esses dias deixarão marcas profundas na vida dos jovens que aqui estiveram”, fala Gisele.
Conquistas de destaque
No Judô, a Unesc conquistou seis medalhas (1 ouro, 1 prata e 4 bronzes). No Karatê, Thayane Nesi Teixeira brilhou com o 1º lugar no Kumite Individual feminino (+68 kg), além de conquistar o 2º lugar no Kata Individual feminino. Giovana Figueiredo Patrício foi prata no Kumite (-61 kg), Letícia Pereira Antônio também prata (-55 kg) e Djneiffer Lopes Tibincoski garantiu o ouro (-50 kg). Manuela Francisco dos Reis ficou em 3º (-68 kg). No masculino, Gabriel Martignago Crispim dos Santos foi prata (+70 kg), Vitor Machado de Lima conquistou ouro (-84 kg) e Isaac Santos Pacheco ficou com o bronze no Kata Individual.
No Futebol, a equipe masculina garantiu o 1º lugar, enquanto a feminina ficou com a prata. No Tênis de Mesa, vieram prata e bronze, e no Xadrez, Maria Paula da Silva Cardoso conquistou ouro no feminino, Gisele Santiago Leacina ficou em 3º, e as equipes masculina e feminina também alcançaram o 3º lugar geral.
No Voleibol, tanto o masculino quanto o feminino conquistaram o 2º lugar. No Handebol, o feminino levou o ouro e o masculino, a prata. No Tênis de Campo Masculino, Luiz Semensati ficou em 2º lugar, e no Beach Tennis, a Unesc alcançou o 3º lugar geral.