
A manhã deste sábado (6/9) foi marcada por um momento especial na Biblioteca Central Professor Eurico Back, da Unesc. A Universidade e a EdiUnesc, promoveram o lançamento do livro Paulinho: Uma Existência, de autoria de João Paulo Sventnickas.
O evento contou com a presença da reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, do editor-chefe da EdiUnesc, professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, além do autor da obra e convidados.
O livro traz uma narrativa envolvente em que o personagem Paulinho conduz o leitor por diferentes fases de sua vida, desde antes do nascimento até os 80 anos de idade. A obra é composta por contos que revelam experiências pessoais, valores e aprendizados de uma trajetória marcada por superações, trabalho e dedicação.
Nascido em uma família simples, João Paulo iniciou sua vida laboral aos 10 anos de idade, passando por atividades como ajudante de ordenha, vendedor ambulante e servente de obras. Com o tempo, construiu uma sólida carreira, tendo atuado como delegado da Polícia Federal no Rio Grande do Sul e juiz do Trabalho em Santa Catarina, função que exerceu também em Criciúma.
Além da magistratura, João Paulo dedicou-se ao ensino, lecionando em instituições como a Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos) e a então Fucri, hoje Unesc, além de coordenar cursos de pós-graduação em Direito na Unisul. Atualmente, atua na advocacia junto ao escritório de sua família.
Para a EdiUnesc, responsável pela publicação, o lançamento reafirma o compromisso de valorizar histórias e eternizar conhecimentos por meio dos livros. “Criada em 2002, a editora já publicou mais de duzentas obras impressas e digitais, promovendo a socialização do saber e ampliando a visibilidade de autores da região e do país. É um grande prazer poder registrar a história do senhor João Paulo e aprender com ela”, pontuou o editor-chefe, Dimas de Oliveira Estevem.
Ao final da cerimônia, os convidados participaram da sessão de autógrafos.