DDH

Universidade lança Programa Unesc para Todos
com foco na inclusão de pessoas com deficiência 

Ações do projeto são voltadas à capacitação de profissionais, à orientação vocacional e à troca de informações com empresas que buscam preencher vagas (Fotos: Décio Batista/ Agecom Unesc)

Em mais um projeto que tem importante papel de transformação social, a Unesc acaba de lançar o Programa Unesc para Todos, ação voltada à transformar a relação de trabalho entre Pessoas com Deficiência (PCD) na região Sul de Santa Catarina. A iniciativa conta com duas principais abordagens: a capacitação de profissionais PCD para que estejam bem preparados para atuar no mundo do trabalho dentro daquilo que a vocação de cada uma direciona e, em paralelo, reunir oportunidades de empresas locais que precisam se adequar à legislação e buscam este tipo de trabalhador para integrar seus times.

O lançamento do Programa, realizado nesta quarta-feira (13/8), no Auditório Edson Rodrigues, no campus universitário, contou com a participação de representantes de empresas e organizações de toda a região, além da própria comunidade acadêmica e comunidade interessada no assunto.

Trazer luz a esse tema que é tão invisibilizado, conforme a reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, faz parte do papel comunitário da Instituição e, mais que isso, reforça o esforço incessante da Universidade em fazer a diferença na vida das pessoas e à colaborar com o desenvolvimento da região.

“A Unesc está atenta aos desafios do cenário em geral e a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho está entre estes temas. Atualmente, a demanda existe tanto por parte dos profissionais, que não se identificam com as oportunidades disponíveis, e, ao mesmo tempo, das empresas também têm dificuldade de atrair esses profissionais”, contextualiza Gisele.

“Desta forma, a Unesc, consciente do seu papel como universidade comunitária, criou o Programa Unesc para Todos, que tem uma dupla finalidade. De um lado, capacitar os profissionais com deficiência, para que tenham competências e habilidades para irem para o mundo do trabalho e, por outro lado, apoiar as empresas para que elas possam identificar nesses profissionais talentos importantes para os seus negócios”, explica.

A iniciativa lançada contará com ações contínuas envolvendo cursos gratuitos de curta duração, orientação vocacional e a construção de uma vitrine de talentos acessível às empresas.

Conforme a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc, Marileia Maciel, o início oficial do projeto marca um momento histórico na Universidade. “Estamos dando visibilidade a um público historicamente invisibilizado. Esta é uma questão emergente na sociedade e com a qual, tenho convicção, poderemos colaborar muito. Vamos capacitar e orientar esses candidatos e encaminhá-los a vagas disponíveis em empresas que até então não estavam conseguindo absorver esses profissionais. É um compromisso social que beneficia a todos os envolvidos”, aponta.

“Esta é uma forma, de acordo com Marileia, de fazer com que as próprias pessoas com deficiência se enxerguem de forma mais acolhedora, se sintam capazes e prontos para darem seu melhor no trabalho”, acrescenta a gestora do DDH, departamento responsável pela criação e execução do projeto.

Para Stelamaris Giassi, que há 34 anos trabalha no setor de Recursos Humanos e participou do evento representando a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), a ideia é fantástica e tem tudo para mudar o cenário no sentido da inclusão de PCD no mundo do trabalho na região.

“Muitas vezes, ao buscar profissionais para ocuparem as vagas exigidas em lei, a empresa acaba levando para dentro do ambiente de trabalho uma pessoa que não foi preparada de forma assertiva e isso dificulta ainda mais a situação. Agora, com essa iniciativa, ao capacitar as pessoas, ajudá-las a se inserirem no mercado de forma mais confiante e fazer a ponte com empresas que estão realmente interessadas em aproveitar o potencial de cada um, teremos um processo de ‘ganha e ganha’. Achei fantástico”, avalia.

Lançamento com conhecimento compartilhado

O ato de start do Unesc Para Todos contou, além de falas de autoridades universitárias, com palestras que também iniciaram o ciclo de treinamentos e eventos.

Nesta quarta-feira foram realizadas as palestras “Autoestima e confiança: as chaves para vencer no ambiente corporativo”, com a professora Ana Rosado Teixeira; “Transformando Desafios em Potência”, com as palestrantes Elisabete Barbosa, Cínita dos Santos e Ana Paula Rabello.

No segundo dia de evento, esta quinta-feira (14/8), as palestras iniciam, também no Auditório Edson Rodrigues, às 9h com a palestra “Capacidade em Foco: o que as empresas ganham ao incluir PcD”, com a gestora do DDH, Mariléia Maciel; “Preparação para o Mercado de Trabalho: da entrevista à integração”, com Cibele Ribeiro e “Comunicação Inclusiva no Ambiente de Trabalho”, com Elis Amorim e Cíntia dos Santos.
Todos os momentos estão contando com tradução em Libras e sendo transmitidos ao vivo no canal da Unesc TV no Youtube.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *