DCE

Reitoria da Unesc participa da posse das novas gestões do DCE e do CAD

Posse foi realizada nesta terça-feira (9/12), na Universidade. (Fotos: Carla Giassi e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Daniela Savi e Marciano Bortolin

A posse oficial dos estudantes eleitos para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), que irão representar e liderar a comunidade acadêmica no período 2025-2026, ocorreu na noite desta segunda-feira (15/12), no Centro de Realidade Mista. O evento também marcou o início das atividades das chapas vencedoras do DCE e do Centro Acadêmico de Direito (CAD).

Em um processo eleitoral marcado pelo engajamento e pela ampla participação da comunidade acadêmica, a Chapa 1 – Conexão foi a vencedora, tendo à frente a estudante de Psicologia Camila Jacoby Klein. Ela foi empossada juntamente com a diretoria executiva.

Com 1.054 votos, a chapa, que ainda tem José Ricardo Busatto como vice-presidente, conquistou a representação máxima do movimento estudantil da Universidade.

A votação foi realizada de forma totalmente online, entre 10h e 21h30min do dia 5 de dezembro. Para garantir a transparência do processo, a Junta Eleitoral convocou dois representantes de cada chapa, além de membros da União Catarinense dos Estudantes (UCE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). A apuração, baseada no relatório final do sistema Tafner, confirmou a vitória da Chapa 1 por maioria simples.

Para a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, o processo eleitoral demonstra a maturidade democrática do movimento estudantil da Unesc. “Ficamos felizes pelo processo eleitoral realizado de forma pacífica e organizada, elegendo um representante da maneira plural e democrática como a nossa Universidade é”, destacou.

Gisele salientou ainda a responsabilidade histórica do movimento estudantil na trajetória da Instituição. “O movimento estudantil da Unesc tem uma longa e bonita história ao longo de diferentes momentos da Instituição e com o compromisso de seguir contando essa história de defesas e devem ter sempre como lema o dever de fazer bem feito aquilo ao qual se propõem”, ressaltou Gisele, que também agradeceu à gestão que deixa o DCE pelo trabalho realizado.

Presente na posse, a reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta afirmou não ter dúvidas de que o DCE estará muito bem representado.

“Podemos ter diferentes formas de ver o mundo. Isso é saudável, amplia o olhar e nos torna mais inteligentes. No meu mundo, cabem todas as concepções e formas de ser, desde que se faça o bem, se respeite as pessoas e se construa algo melhor. A lealdade é o traço que nos mantém firmes nas relações, nas convicções e nas defesas. Mesmo em tempos difíceis, é ela que garante o êxito. Desejo sucesso e serenidade a todos da nova executiva. Meu coração sai feliz por estar aqui, vivendo este momento de diálogo, maturidade e construção coletiva”, relatou.

Além disso, Luciane se colocou à disposição para seguir contribuindo com o DCE e os Centros Acadêmicos da Universidade (CA’s). “ Estamos juntos, em diferentes lugares, nas nossas lutas. Nunca percamos isso de vista. É fundamental entender por que entramos nos lugares. Se há missão e propósito, a mudança acontece, por dentro ou por fora, mas juntos. Também não percam jamais a defesa da Universidade Comunitária, que, ao lado da universidade pública, é transformadora, diferenciada e responsável por uma grande construção de talentos. Basta observar o conjunto de egressos das universidades comunitárias em Santa Catarina para entender como elas estão na base da construção de um estado que se destaca em tantos indicadores”, relatou. 

Quero fazer um agradecimento especial. Se vocês precisarem de uma terapia breve ou longa, façam como eu: ele está preparado. Muito preparado. Foram muitas sessões ao longo do último ano. Você fez um verdadeiro estágio pós-doutoral e saiu muito bem. Muito obrigada pela parceria, pela luta e pela inteligência emocional. Você foi testado inúmeras vezes e se manteve fiel àquilo em que acredita. Em alguns momentos mais alvoroçado, em outros mais tranquilo, mas sem jamais perder o caminho. Tenho muito orgulho e admiração por você.

Responsabilidade

A presidente empossada do DCE destacou compreender a relevância da entidade e a responsabilidade de fortalecer a presença estudantil na Universidade. Segundo ela, o DCE tem o papel de pautar a realidade acadêmica e buscar formas de facilitar a jornada dos estudantes, especialmente em um contexto como o da Unesc, marcada pela força e pelo potencial institucional. “Estamos falando do sonho de alguém, da esperança por uma vida com mais qualidade, construída a partir do esforço de concluir a graduação”, afirmou. 

Ela acrescentou que um dos temas que pretende protagonizar no próximo ano é o debate sobre a regulamentação das universidades comunitárias. “Entendemos que essa é uma pauta fundamental, capaz de garantir o suporte necessário para instituições como a nossa”, disse.

Camila também ressaltou a intenção de manter eventos já consolidados, como o Intercursos, reconhecido como um momento especial para o fortalecimento das atléticas, que hoje têm grande representatividade na universidade e promovem maior integração entre os estudantes. Além disso, destacou a retomada da Jornada Integrada da Saúde, considerada um evento muito importante, sobretudo pela presença significativa de acadêmicos da área da saúde na nova gestão e pela relevância dos cursos da Universidade nesse campo, bem como, a realização da Jornada Integrada das Licenciaturas, entendendo o papel fundamental que esta área tem na Universidade e na sociedade, evento este que tem intuito de fortalecer os cursos e o orgulho de ser professor.

Ela também destacou que a permanência estudantil será uma das prioridades da gestão, ressaltando que “não basta o acadêmico ingressar na Universidade — é preciso garantir que ele conclua a graduação com dignidade e com o diploma na mão”. Entre as ações previstas, estão a instalação de um mercado de autoatendimento no IParque e a implementação da Escola Financeira, iniciativa voltada ao ensino de planejamento financeiro e à oferta de orientação jurídica aos estudantes.

Para apoiar especialmente as mulheres em fase de conclusão da graduação, a futura gestão pretende criar a Feira das Profissões, reunindo empresas e profissionais para apresentar caminhos de inserção no mundo do trabalho conforme cada área de formação.

Outro projeto em planejamento é a reativação do DCE de Vidro, com o intuito de promover cultura, oficinas e visibilidade aos talentos acadêmicos. Por fim, ela reforçou o compromisso em manter um bom diálogo com os estudantes, priorizando a coleta de informações e a construção de uma ponte mais efetiva entre os acadêmicos. “Pretendemos fortalecer ainda mais a parceria com os centros acadêmicos, compreendendo suas demandas e atuando de forma conjunta, como já temos feito. Tudo isso nasce da compreensão de um DCE que vai além dos muros da Unesc e reconhece o potencial de diálogo com toda a comunidade”, acrescentou ela.

Agora ex-presidente do DCE, Willian Martins desejou sabedoria e responsabilidade aos novos integrantes da executiva. Ele lembrou que os desafios se renovam a cada ano. “É importante falar de ingresso, mas também da permanência dos estudantes. As lutas são cíclicas e precisam ser constantemente retomadas para garantir a manutenção e o fortalecimento dos nossos espaços. E quando falo em espaços, não me refiro apenas à sede do DCE, mas a todos os ambientes que os estudantes ocupam. O acadêmico não vive apenas dentro da Universidade, mas também na cidade, a cultura, os parques e os espaços públicos. Defender os estudantes é defender essa amplitude de vivências”, relatou.

Membros da Chapa 1 Conexão:

Presidente – Camila Jacoby Klein (Psicologia); Vice-Presidente – José Ricardo Busatto (Medicina); Secretário – Mateus Córdova (Engenharia Ambiental); Secretário Adjunto – Luvumbo Manoel Goether (Pedagogia); Tesoureiro – Gabriel Francisco Freitas (Administração); Tesoureira Adjunta – Manuela Dagostim Reimberg (Direito);  Departamento de Assistência Estudantil: Livia Nunes Bernardes – Fisioterapia; Departamento de Cultura: Crislaine Bella Silveira – Artes Visuais e Teatro; – Departamento Social: Antoniel Sebastião Costa – Direito; Departamento de Movimento Social: João Antônio de Andrade Matheus – Letras; Departamento de Esportes: Maria Clara Narciso Pereira – Educação Física; Departamento de Imprensa e Intercâmbio: Lucas Felippe Bauer – Publicidade e Propaganda; Departamento de Saúde: Daisyenne de Souza Fonseca – Biomedicina.

CA de Direito

Durante o evento, o público acompanhou ainda a posse do Centro Acadêmico de Direito (CAD). A presidência será conduzida por Giovanna Christine Santos da Silva Rezende, que assume ao lado da seguinte equipe: Pablo Pickler Machado – Vice-presidente; João Vitor Mota da Rosa Secretário; Maria Clara da Silva (Sushi) – Secretária Adjunta; Luis Guilherme Dias Reimberg – Tesoureiro; Antoniel Sebastião Costa (Nyel) – Tesoureiro Adjunto.

“Apesar de não termos uma chapa de oposição, conseguimos formar uma chapa de consenso e alcançar a maior votação dos últimos quatro anos. Para o Direito, isso é muito significativo, já que o curso conta com cerca de 1,5 mil estudantes e conseguimos mobilizar aproximadamente 28% do curso na plataforma de votação. Foi um processo desafiador, mas extremamente gratificante para mim e para toda a executiva. Esse resultado demonstrou a confiança dos acadêmicos no nosso trabalho e também a esperança na continuidade de uma boa gestão. O sentimento final é de gratidão e satisfação”, salientou Giovanna.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *