
“Descobri a Engenharia de Produção ainda no Ensino Médio e me apaixonei pela área. Conheci a Universidade, os projetos sociais e toda a estrutura, o que chamou muito a minha atenção. Encerrar esse ciclo com excelência é muito especial”, contou Tainá Moraes Marques, uma das formandas da Unesc na noite desta terça-feira (16/12).
A colação de grau ganhou significado ainda maior por ter sido vivida ao lado da irmã gêmea, Tassiane Moraes Marques. “Nós sempre caminhamos juntas, desde o Ensino Fundamental. Poder concluir mais essa etapa da vida lado a lado é uma conquista enorme e gratificante”, resumiu Tainá.
Tassiane iniciou a trajetória acadêmica em outro curso antes de migrar para a Engenharia de Produção. “Sempre soube que queria seguir na área das engenharias e comecei em Engenharia Química. Como sempre fomos muito envolvidas com projetos de microempresa e com o mundo dos negócios, a Engenharia de Produção começou a fazer mais sentido. Não foi uma caminhada linear, mas deu certo. Chegar até aqui juntas é algo que marca a nossa história”, relatou.
Para as irmãs gêmeas, a noite simbolizou mais do que a conclusão da graduação. “Crescemos juntas, enfrentamos altos e baixos e, mesmo achando em alguns momentos que não conseguiríamos nos formar juntas, chegamos até aqui”, afirma Tassiane.
Uma noite de encerramentos e novos começos
A colação de grau especial, realizada no Auditório Ruy Hülse, e reuniu cerca formandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Odontologia e Tecnologia em Design de Moda.
“Hoje celebramos o encerramento de uma etapa construída com esforço, dedicação e resiliência. Cada trajetória aqui carrega desafios superados, aprendizados e crescimento pessoal e profissional. Vocês saem da Universidade com conhecimento técnico, mas também com a responsabilidade de colocar esse saber a serviço da sociedade. O mundo precisa de profissionais comprometidos com a ética, com o diálogo e com a transformação social”, afirmou.
“A Unesc acredita na formação integral. Aqui, vocês foram convidados a pensar criticamente, a participar de projetos de extensão, a olhar para o outro e para a comunidade. Levem isso para a vida profissional e pessoal”, acrescentou.
Diante de familiares e amigos, os novos profissionais receberam certificados das mãos dos coordenadores de cada curso. “Que vocês tenham coragem para enfrentar os desafios, sensibilidade para ouvir e aprender continuamente e compromisso para construir uma sociedade mais justa. A Unesc segue de portas abertas, orgulhosa das histórias que ajudou a construir”, concluiu.
- Solenidade no Auditório Ruy Hülse reuniu cerca acadêmicos na noite desta terça-feira (16/12) e marcou o encerramento de mais um ciclo de formação universitária. (Fotos: Carla Giassi e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc




































































































































































































