Colação de Grau

Formatura celebra conquistas e reforça
compromisso com a transformação social

Ao todo, cerca de 50 formandos da Unesc receberam o diploma na noite desta quarta-feira (23/7). (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Em mais uma noite marcada por emoção e reflexões sobre o papel da educação na sociedade, a Unesc realizou a formatura dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia e Direito. O evento, no Auditória Ruy Hülse, reuniu familiares, amigos, professores e a comunidade acadêmica para celebrar não apenas a conclusão de mais uma etapa, mas histórias de vida, superações e sonhos que se tornaram realidade.

Um dos formandos da noite foi Augusto Tasca de Oliveira, que colou grau em Ciências Contábeis, curso que escolheu pela afinidade com os números. “A matéria que eu mais gostava era matemática. Até cheguei a pensar em Educação Física, que também gostava, mas acabei escolhendo Contábeis”, relatou.

Sobre chegar à tão esperada noite de formatura, ele não escondeu a felicidade. “Foi demorado para conseguir, mas agora estou muito feliz. É hora de aproveitar esse momento”, acrescentou.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martinhago Saleh, que presidiu a cerimônia, mais que diplomas, os novos profissionais levam consigo a responsabilidade de transformar a realidade que os cerca “Celebramos histórias de vida, superações silenciosas, esforços coletivos e sonhos que, com coragem e dedicação, tornaram-se realidade. A Unesc, como Universidade Comunitária, orgulha-se em formar cidadãos críticos, comprometidos com a transformação social e com o desenvolvimento da nossa região”, ressaltou.

Excelência e responsabilidade

Em seu discurso, Sheila reforçou a identidade da Unesc em formar pessoas com excelência técnica, mas também com responsabilidade ética. “Aos nossos graduados em Ciências Contábeis, vocês deixam nossas salas prontos para atuar com precisão, ética e zelo por uma economia mais transparente e responsável. Aos concluintes de Ciências Econômicas e Economia, vocês mergulharam nos dilemas da sociedade e nas possibilidades de propor caminhos mais justos. E aos graduados em Direito, futuros defensores da Constituição, da Justiça e da Democracia, a sociedade precisa da sua sensibilidade, firmeza ética e coragem para defender os que mais precisam e garantir o respeito às leis e aos direitos humanos”, reforçou.

Ela também citou o educador Paulo Freire, ao afirmar que “educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Além de apresentar a visão do economista Amartya Sen, Prêmio Nobel e defensor do desenvolvimento humano por meio das liberdades fundamentais, ao dizer que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam.

Foto: Débora Cristina/Agecom/Unesc

“Que essas palavras inspirem vocês a exercerem suas profissões com um olhar voltado à promoção dessas liberdades, porque são elas que, de fato, sustentam o poder, a autonomia e a autodeterminação de um povo”, acrescentou Sheila.

Agradecimento especial

Ao final, a diretora agradeceu às famílias, aos professores e toda equipe da Universidade pelo apoio aos formandos e destacou que a formação universitária é apenas o início de uma jornada de aprendizagem contínua.

“Nosso Extremo Sul catarinense precisa de vocês. O Brasil precisa de vocês. Sejam protagonistas de suas histórias e contribuam para o desenvolvimento regional, mas nunca esqueçam: a Unesc estará sempre de portas abertas para vocês. Parabéns pela conquista. Sigam com orgulho, coragem e responsabilidade”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *