
Na manhã desta terça-feira (23/9), a reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes recebeu a vice-prefeita de Jacinto Machado, Noeli Zacca e os secretários municipais de Administração, Planejamento e Finanças e de Indústria, Comércio e Turismo, Ana Bellettini Citadin e Eduardo Dominghini Tramontin, respectivamente, para uma integração com a Instituição e a apresentação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc, construído e organizado pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Universidade.
Com esse encontro, a reitora encerra o ciclo de reuniões com os novos prefeitos que assumiram a gestão no início de 2025. O objetivo da ação é apresentar o resultado do trabalho de levantamento de dados e discussão de prioridades, com as entidades representativas e integrantes da sociedade de Jacinto Machado, realizado no triênio 2022-2024, e convidá-los a colocar em prática as propostas apresentadas.
“A Universidade desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc. De lá para cá, depois de concluído o trabalho, nós passamos por processo eleitoral que envolveu a mudança de alguns prefeitos, portanto, a Unesc recebe os novos administradores empossados neste ano para apresentarmos os planos dos seus municípios e começarmos, juntamente com o Executivo, o processo de implementação”, explicou Gisele.
“Estabelecemos o projeto de implementação porque cada ação demanda de uma proposta do Executivo. De como será feito, de que forma vai ser viabilizado. Algumas ações demandam investimentos, outras não. O nosso objetivo é dizer que estamos juntos para somar, sendo que a equipe da Universidade está à disposição para construir junto com os gestores municipais esse novo momento para a cidade. Reitero a parceria, o documento não está finalizado e pode ser ajustado, melhorado”, acrescentou.
Polo em Jacinto Machado
A reitora aproveitou o encontro para oferecer à Gestão Municipal a proposta para a implantação de um polo da Unesc na cidade. “Primeiramente, a ideia é que o polo opere na modalidade de Ensino a Distância (EaD), e a Prefeitura possa disponibilizar a estrutura necessária para o pleno funcionamento do local e de todo o portfólio das possibilidades de ensino EaD da Unesc” explicou Gisele.
Apresentação e execução
Coube a gerente de Inovação e Empreendedorismo, responsável pelo Centro de Inovação Criciúma (CRIO) e integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, apresentar os dados levantados.
“A retomada do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Jacinto Machado permite que sejam atualizadas as informações levantadas há três anos, até agora. Hoje, iniciamos o Plano de Governança que contempla o suporte da Universidade para o município na forma de orientação àqueles atores que serão envolvidos na implantação dos projetos estratégicos”, explicou.
Conforme Elenice, após esta etapa será formado um Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, responsável pelas questões estratégicas, as Câmaras Setoriais por eixo estratégico, seguido de um Comitê Gestor Municipal da Governança, que é a parte operacional. “Isso envolve todas as secretarias e é a garantia efetiva da implementação do Plano de Desenvolvimento de cada cidade”, acrescentou.
Reunião produtiva
Na concepção da vice-prefeita, Noelli, egressa da primeira turma de Pedagogia da Fucri, com especialização
em Administração Escolar, a reunião foi muito produtiva. “Queremos continuar essa parceria com a Unesc porque promoverá o bem para o nosso município, para a nossa gente. Agora voltamos para a nossa casa para conversar com o prefeito Sander Just e os demais secretários para alinharmos a aplicação do Plano de Desenvolvimento apresentado”, comentou a vice-prefeita.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Jacinto Machado, Eduardo Dominguini Tramontin, é egresso do curso de Engenharia Mecânica, da turma de 2020. “Foi uma reunião produtiva. Aprendemos bastante e como a Unesc pode ser parceira na nossa gestão pública, principalmente na parte de desenvolvimento socioeconômico. Retornaremos mais vezes para aprimorar o nosso conhecimento, identificar mais demandas em que a Universidade pode ser parceira na implantação do Plano de Desenvolvimento e não deixar só no papel”, avaliou.
Após a reunião, a reitora fez questão de apresentar as Clínicas Integradas e os principais serviços de saúde, oferecidos para a comunidade do Sul de Santa Catarina.
Conheça com mais detalhes o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Jacinto Machado, acessando o QR-Code abaixo:











































