Institucional

Unesc realiza simulado de emergência com participação da comunidade acadêmica e do Corpo de Bombeiros

A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10/9), na Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Colaboradores, professores e estudantes da Unesc participaram, na manhã desta sexta-feira (10/9), de um simulado de emergência com foco na evacuação em caso de incêndio no Bloco S da Universidade. O exercício reproduziu um cenário de acidente em laboratório de química, provocado por falha no manuseio de um produto químico inflamável. Ao entrar em contato com uma superfície quente, o material desencadeou combustão imediata e rápida propagação das chamas.

Durante a simulação, foi identificada uma vítima desacordada, caída próxima ao foco inicial do incêndio, com sinais de contato com agente químico e queimaduras nos membros superiores. Os brigadistas realizaram o resgate utilizando maca, mas a evolução do incêndio tornou necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, responsável pelo controle final da ocorrência.

Além de testar os protocolos de evacuação, o exercício possibilitou avaliar, na prática, o tempo de resposta das equipes de socorro, desde a atuação da brigada interna até a chegada dos bombeiros, reforçando a importância do preparo para situações reais de emergência.

 

Preparo e resposta imediata

O simulado integra o Programa de Treinamento Contínuo da Brigada de Incêndio da Unesc, que conta com colaboradores de diversos setores preparados para agir em casos de emergência. 

Para o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, preservar vidas é a prioridade da Instituição. “Como temos uma Universidade que funciona praticamente como uma cidade concentrada em um pequeno espaço territorial, com muitos prédios e intensa circulação de pessoas, levamos essa responsabilidade ao mais alto nível. Por isso, realizamos duas simulações, a primeira no bloco administrativo, no primeiro semestre, e agora no Bloco S, justamente para garantir que estamos no estado da arte em termos de preparo e resposta. Simulação não é brincadeira. Quando a necessidade real surgir, precisamos estar prontos para dar uma resposta imediata, evitando vítimas, reduzindo perdas materiais e prevenindo outros danos que possam ocorrer”, reforçou.

O coordenador geral do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Edson Luiz da Silva, também ressaltou a relevância da ação. “Esse tipo de exercício é essencial para garantir a segurança e o preparo de toda a comunidade acadêmica. É o momento em que testamos, avaliamos e aprimoramos nossas práticas de resposta a emergências”, afirmou.

Ele explicou que o simulado reproduz, de forma prática, uma situação de emergência, como um incêndio, mobilizando todos os setores envolvidos, entre eles Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Trânsito, para garantir que, caso uma ocorrência real venha a acontecer, a Universidade esteja preparada para agir com rapidez e eficiência.

Ao término do exercício, é realizada uma avaliação interna para identificar resultados, fragilidades e oportunidades de melhoria. Cada simulado, portanto, representa uma oportunidade de aprendizado coletivo, sempre com o objetivo central de preservar vidas e garantir que a Universidade esteja plenamente preparada para qualquer situação de emergência.

Cerca 30 brigadistas participaram diretamente do exercício. Toda a comunidade do entorno da Universidade foi previamente informada para evitar sustos com a movimentação. 

Organização

A ação foi organizada pela Brigada de Incêndio da Unesc, em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Em setembro de 2024, a Universidade já havia realizado outro simulado, no bloco administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *