
A Unesc recebeu a equipe de gestão do município de Timbé do Sul, na tarde desta quinta-feira (31/7), para mais um encontro de integração e apresentação do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). A visita, que faz parte de uma série de encontros com prefeitos e representantes da região, tem como objetivo aprofundar a colaboração entre a Universidade e os municípios, buscando o crescimento conjunto e a implementação de soluções efetivas para os desafios locais.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância dessa aproximação. “A Unesc, entre 2022 e 2024, desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc. Agora, com a chegada de novas lideranças municipais, estamos apresentando os planos de cada município e iniciando a implementação de estratégias em conjunto”, afirmou Gisele, ressaltando que a Universidade é um ponto de apoio para o desenvolvimento da região.
A Universidade tem se consolidado como uma parceira estratégica, capaz de contribuir diretamente com soluções voltadas ao crescimento socioeconômico local. “Ao conhecerem a Unesc, queremos que a visita traga percepções significantes sobre a nossa Universidade. A implementação de um plano envolve mediação e execução, e depende de como vocês irão aproveitar os serviços adicionais que podemos oferecer para potencializar esse processo”, completou a reitora, destacando ampla gama de serviços e expertise que a Universidade oferece.
Durante a visita, a equipe de Timbé do Sul teve a oportunidade de conhecer as instalações da Universidade, bem como as Clínicas Integradas, alguns dos serviços ofertados no local, e o Parque Científico e Tecnológico (Iparque).
O prefeito de Timbé do Sul, Vilmar Maffiolette, também fez questão de registrar a importância da visita. “Com essa vinda à Unesc, aprendi muito. Não imaginava a grandeza e a dimensão dessa Universidade, mas hoje, ao estar aqui e conhecer de perto, foi uma experiência única. Acredito que voltarei mais vezes, não só para continuar conhecendo essa Instituição, mas também para fortalecer futuras parcerias. Tudo o que a Unesc oferece vai ao encontro das necessidades do nosso Município, e tenho certeza de que uma colaboração entre a nossa cidade e a Universidade será extremamente benéfica para ambos”, afirmou Maffiolette.
A secretária de Saúde de Timbé do Sul e egressa da Unesc, Sabrina Moro Pizzolo, também expressou sua admiração pela evolução da instituição. “Eu saí daqui em 2012, e na época, a estrutura era bem diferente. Hoje, estou maravilhada com o que vejo. A organização, a infraestrutura, o acolhimento. Tudo está impecável. E o mais incrível é ver como a Universidade tem avançado. Há um potencial enorme para trabalharmos juntos”, destacou Sabrina, que vê grandes possibilidades de colaboração para melhorar o atendimento aos pacientes do Município.
O gestor da Unesc Araranguá, Dorvanil Vieira, enfatizou a importância dessas visitas para a construção de parcerias duradouras. “É uma experiência maravilhosa ver os prefeitos e suas equipes virem até a Universidade para conhecer, vivenciar o ambiente acadêmico e institucional. Esse contato direto é fundamental para que eles realmente entendam o impacto que a Unesc tem na região e como pode colaborar com o desenvolvimento local”, destacou.
Também estiveram presentes os secretários de Educação, Fernando Pizzolo Manenti; e de Turismo e Esporte, Edemilson Mondardo.
Ao longo da semana, participaram das visitas as equipes de gestão de São João do Sul, Turvo, Meleiro e Timbé do Sul.