Formação Continuada

Unesc fortalece formação de professores na Rede Estadual por meio do Programa Universidade Gratuita

As atividades ocorreram em diversas cidades da região. (Fotos: Divulgação)

A Unesc amplia o compromisso com a educação ao promover mais uma edição da formação continuada para professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa integra a contrapartida da Universidade ao Programa Universidade Gratuita, e é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma.

Com o tema Ler e Escrever: Compromisso de Todas as Áreas, a formação, que ocorreu recentemente, propôs reflexões e estratégias para integrar as práticas de leitura e escrita em todas as disciplinas. O objetivo central foi estimular abordagens que favorecem o desenvolvimento do conhecimento por meio dessas competências fundamentais.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, além de beneficiar diretamente os estudantes contemplados pelo Universidade Gratuita, a contrapartida das instituições de ensino superior prevê ações que impactam positivamente a comunidade. “A qualificação continuada de professores é um dos pilares desse compromisso, reforçando a missão da Unesc de contribuir para a melhoria da educação básica em Santa Catarina. A aproximação entre a Universidade e os professores da educação básica possibilita uma troca fundamental de conhecimentos, beneficiando diretamente os estudantes e a comunidade escolar como um todo”, destacou Luciane.

A programação incluiu uma palestra da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que destacou a importância da leitura e da escrita como elementos estruturantes do aprendizado. Além disso, oficinas e discussões trouxeram metodologias aplicáveis ao cotidiano escolar.

A formação ocorreu simultaneamente em diferentes municípios, contemplando professores de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Criciúma, Laguna, Tubarão e Braço do Norte. No total, aproximadamente 450 docentes participaram da iniciativa.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *