
Dionara Silva Mafioletti, de 43 anos, foi a primeira graduanda a colar grau na cerimônia de formatura da Unesc, realizada na noite desse sábado (15/02), no AM Master Hall. Diante de familiares, professores e amigos, ela recebeu o diploma inaugurando a série de solenidades que, até março, celebraram a transição de diversos acadêmicos da Universidade para o mundo do trabalho.
“Voltei a estudar motivada pelo sonho da minha avó de ter uma foto minha de formatura. Iniciei em outro curso na Unesc, mas, ao ouvir uma cantoria vinda do bloco de Artes, percebi naquele instante que ali era o meu lugar. Naquela mesma noite, fiz a transferência. A Unesc me proporcionou a realização do sonho de estudar com qualidade”, contou ela.
Segundo Dionara, os professores do curso sempre a incentivaram a persistir, lembrando que cada desafio fazia parte do processo. “Não é fácil conciliar trabalho e estudos, mas valeu cada minuto, cada quilômetro percorrido de Jaguaruna até aqui, todos os dias. Hoje, mais do que a conquista do diploma, realizo promessas feitas àqueles que já partiram, mas que, com certeza, estão aqui celebrando este momento comigo. Obrigada, Unesc, e um agradecimento especial aos professores do curso de Artes Visuais”, comemora Dionara.
A noite também foi especial para outros 65 novos profissionais que receberam o diploma nos cursos de Artes Visuais; Educação Física; História; Letras; Pedagogia; e Tecnologia em Processos Gerenciais. Entre abraços emocionados e discursos marcantes, a cerimônia destacou a dedicação da Universidade em formar profissionais capacitados para os desafios do mercado.
A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que presidiu a solenidade, destacou a importância da educação como agente transformador da sociedade e parabenizou todos pela trajetória.
“Ao longo desses quase 57 anos, mais de 50 mil estudantes passaram pela nossa Unesc. Muitos talentos receberam a chave para desenvolver suas habilidades em diversos lugares, contribuindo para tornar nossa região mais forte e desenvolvida. Se temos um ambiente próspero, é porque a Unesc cumpre seu papel na formação de excelência de todas as pessoas que passam por ela”, disse Gisele.
Conforme Gisele, os tempos atuais precisam de pessoas preparadas para lidar com os desafios. “A consciência do nosso lugar no mundo, e do quanto podemos contribuir para transformar nosso micro espaço, é essencial para um bem-viver mais sustentável, focado no presente, mas comprometido com as futuras gerações. Por essas razões, asseguro: o conhecimento é a chave para que cada um de nós seja um agente de transformação em favor de um mundo mais humano, inclusivo, colaborativo, sustentável e comprometido com a cultura de paz. Escolhendo a vereda do saber, desenvolvemos habilidades e nos tornamos referência naquilo em que investimos horas de estudo e prática. Temos a certeza de que os conhecimentos aprendidos até aqui serão fundamentais para os primeiros passos na carreira profissional de cada um, no entanto, entendemos que novos desafios surgirão, e a formação contínua será necessária para manter uma trajetória alinhada às necessidades do mundo do trabalho”, enfatizou Gisele.
Emoção
Os oradores Charles de Oliveira Corrêa e Morgana Batista Pereira emocionaram os presentes ao relembrar desafios e conquistas da jornada acadêmica, ressaltando o apoio de familiares, amigos e professores.
“Não se trata apenas da conclusão de uma etapa acadêmica, mas do início de uma nova jornada. Estamos aqui reunidos para celebrar a conquista de cada formando presente, que, com esforço, dedicação e perseverança, alcançou este momento tão esperado”, disseram.
Conforme os oradores, é difícil resumir em palavras tudo o que viveram. “Cada um de nós carrega uma história única, com dificuldades e superações que apenas quem está sentado aqui conhece. E hoje, podemos respirar aliviados e pensar: conseguimos. Ao longo dessa caminhada, não estivemos sozinhos. Criamos laços, fortalecemos amizades e construímos relações que levaremos para toda a vida. Essa rede de apoio foi essencial para nosso crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Como um barco que não deve navegar sozinho em alto-mar, percebemos que a jornada se torna mais leve quando compartilhamos nossos desafios e conquistas”, comemoraram.
A pró-reitora ainda deixou mais um recado aos profissionais. “Lembrem-se: somos eternos aprendizes e o conhecimento tem prazo de validade. Precisamos estar atentos a tudo o que nos envolve e às oportunidades que se abrem diante de nós. É necessário destacar que a Unesc é uma Instituição de oportunidades, mas sobretudo que amplia as oportunidades”, complementou a pró-reitora.
A noite também foi marcada por emocionantes homenagens aos professores e aos pais dos graduados.