Quem visita o campus da Unesc percebe o cuidado que envolve cada espaço: canteiros bem desenhados, flores e uma estrutura que acolhe. Esse colorido, que faz parte do cotidiano da Instituição, agora floresce na Praça Nereu Ramos, coração de Criciúma. A Universidade Comunitária do Sul catarinense, com dedicação à sociedade e à região, assumiu o ajardinamento do local, oferecendo à cidade um ambiente vibrante. Um ato na manhã deste sábado (9/11) celebrou a parceria entre a Unesc, a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por meio do Núcleo de Lojistas do Centro, que tornou a ação possível
Dentro do projeto foram plantadas hortênsias; liriopes; begônias flor de mel; entre outras, totalizando dez espécies de flores.
Em celebração à parceria, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, expressou gratidão ao time do Horto Florestal e ao Departamento de Planejamento e Infraestrutura (DPI), da Universidade, que trabalharam incansavelmente no projeto.
“Essa revitalização é um momento histórico para a Praça Nereu Ramos e não poderia ocorrer sem a ação colaborativa de entidades comprometidas com o desenvolvimento de Criciúma como, por exemplo, no desenvolvimento humano por meio da formação acadêmica de excelência. Agradeço às nossas equipes do horto e do DPI, que estiveram na Praça desde muito cedo até tarde para deixar tudo lindo. Somos, na Unesc, um conjunto de pessoas apaixonadas pelo que fazem, e é essa paixão que faz tudo dar certo”, relatou.
A reitora agradeceu também ao prefeito Clésio Salvaro pelo apoio contínuo e à CDL, que possibilitou que a Unesc assumisse o espaço da Praça. “Minha gratidão a todos os integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas que nos permitiram tomar conta deste espaço como cuidamos do campus. Que possamos celebrar coisas boas: integração, vida, oportunidades e a cidade linda que temos, obra de ação coletiva e do nosso compromisso em fazer de Criciúma um lugar onde queremos estar e permanecer”, completou.
Ponto de encontro
Inaugurada no dia 15 de dezembro de 1931, a Praça Nereu Ramos passou a ser o ponto de encontro dos criciumenses. É nela, sob a sombra das árvores, que muitos criciumenses e visitantes de outras cidades passam diariamente. Nela, encontra-se, ainda, parte do comércio.
“Quando o poder público, a Universidade, e uma entidade como a CDL trabalham em prol da sociedade, apresentam resultados positivos. A razão de estarmos no poder é para fazer o bem, atender os anseios e melhorar a vida das pessoas. Trabalhar para esta cidade é uma honra, e fizemos muitas parcerias que precisam ser enaltecidas e comemoradas”, comentou o prefeito Clésio Salvaro.
A ação faz parte do Programa de Adoção de Logradouros Públicos no âmbito do Município de Criciúma e iniciou com a ideia sugerida pela CDL, por meio do Núcleo de Lojistas do Centro e passou pela assinatura do Termo de Permissão de Adoção, assinado entre a Unesc e o Município, representado pela Fundação Cultural e pelo Departamento de Meio Ambiente.
“Não há como descrever a emoção de ver a praça cuidada pela Unesc. Há uma semana passávamos por aqui e víamos os canteiros somente com terra. Aqui é o coração de Criciúma, e quem vive nesta cidade tem alguma memória afetiva. Ver este local revitalizado é indescritível e devemos isso ao esforço da equipe da CDL que, ao perceber a situação, conversou com a reitora, conseguindo transformar o ambiente para este lindo visual que agora arranca sorrisos das pessoas. Obrigado à Universidade e à Prefeitura por tornarem isso possível”, falou o presidente da CDL, André Luiz Santiago de Castro.
Um exemplo de Universidade
Luciane lembrou também que a Instituição, criada há 56 anos, foi recentemente recredenciada pelo Ministério da Educação (MEC), com nota máxima em todos os 50 itens avaliados, sendo uma das poucas instituições no Brasil com tal reconhecimento. “Cumprimos o nosso papel, entregando excelência em tudo o que fazemos”, afirmou.
Além disso, enfatizou que a Unesc foi classificada como um dos Lugares Incríveis para Trabalhar, segundo pesquisa da Fundação e Instituto de Administração (FIA), e lidera, entre as universidades não estatais de Santa Catarina, em Pesquisa, Internacionalização e Inovação, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF).