
O Integratur, programa lançado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), idealizado e construído pela Unesc com foco no desenvolvimento turístico da região Sul catarinense, inicia nesta semana uma importante etapa de implementação. A partir da metodologia desenvolvida especialmente para o projeto, foram iniciados, na última sexta-feira (3/10), os encontros com foco no primeiro eixo estratégico: a habilitação dos municípios.
Estão programados para os próximos meses, iniciando nesta segunda-feira (6/10), atividades em Lauro Müller, Orleans, Treviso e Urussanga, cidades que iniciarão o processo com visitas da equipe do projeto a empreendedores locais.
A proposta, conforme a técnica do projeto, Tayse Nicoladelli, está dividida entre as etapas de habilitação do município, governança e promoção da oferta turística. “Este momento é um marco importante, pois significa o start neste primeiro grupo de municípios. Nesta etapa nós temos contato direto com os prefeitos e com aqueles que são designados como pontos focais do projeto em cada cidade. Por meio deles começam, então, a formatar uma inserção de campo, um cronograma e planejamento de atuação nos próximos meses de captação de dados”, explica.
Dentro do cronograma, conforme o agente de inovação Paulo Priante, está prevista a primeira entrega de resultados do projeto para os meses iniciais de 2026. “Para isso, iniciamos alinhando expectativas, sugestões e engajando os esforços de todo o ecossistema para os trabalhos que iniciam efetivamente na próxima semana. Para o início do próximo ano devemos já ter um portal ativo no qual os produtos turísticos estarão dispostos para que os visitantes acessem e conheçam mais do que está à disposição nestes municípios, por exemplo”, acrescenta.
O Integratur como mola propulsora do turismo regional
O programa foi concebido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, com base em estudos técnicos e escuta qualificada nas cidades, fruto dos diálogos iniciados com a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
“Desde o início da elaboração dos Planos de Desenvolvimento, o eixo do turismo tem se destacado entre as demandas da nossa região. Ao unirmos esforços, utilizando a expertise da Universidade e a capacidade de governança de cada municípios, poderemos alavancar e muito esse setor, de forma estratégica e perene. Não há dúvidas de que logo ali na frente teremos excelentes frutos alcançados por meio deste projeto para celebrar”, destaca a reitora em exercício da Unesc, Gisele Coelho Lopes.
Conforme o prefeito de Lauro Müller e presidente da Amrec, Valdir Fontanella, este é um passo importante que trará frutos para o futuro da região. “Eu acredito no turismo a longo prazo, mas tudo tem que começar e este é um início estruturado. Queremos um trabalho com eficiência, pés no chão e que deixe um lastro positivo para que daqui cinco anos possamos olhar para trás e ver os resultados. A Unesc é uma Universidade muito forte e, enquanto Amrec, temos muita confiança e convicção de que o investimento nos trará resultados”, destaca.
O mais importante, para a prefeita de Urussanga Stela de Agostin Talamini, é que o trabalho seja feito com a união de todos os esforços. “Urussanga tem um grande potencial, mas precisa da parceria dos demais para fortalecer o turismo regional. O Integratur vai ser fundamental para alavancar o setor. A soma da força da Amrec com a expertise da Unesc vai impulsionar o turismo e beneficiar toda a região”, declara.
O projeto, na opinião do prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, é de extrema importância ao voltar os olhares para o turismo, um setor que gera renda, movimenta a economia e dá visibilidade para o que os municípios têm de melhor. “Esse projeto chega em um momento importante para nós, em que o município vive um processo de consolidação turística. Orleans vem ampliando seus investimentos no turismo e se estruturando para receber cada vez melhor os visitantes. Participar do Integratur é uma oportunidade de fortalecer a união com os municípios vizinhos, valorizando nossa identidade e mostrando o potencial que temos em natureza, cultura e gastronomia”, acrescenta.
O prefeito de Treviso, Luciano Miotelli, vê no projeto coletivo um sucesso já anunciado ao qualificar a recepção dos turistas que encontram na região muitos atrativos naturais. “Sabemos como o turismo vem crescendo a cada dia, e, com isso, aumenta também a necessidade de qualificar a recepção dessas pessoas. Treviso é um município com muitas oportunidades voltadas ao turismo rural e de natureza, o que atrai cada vez mais visitantes. A parceria entre a Unesc e a Amrec neste projeto já é um sucesso. Ela dá suporte e direcionamento às administrações, tornando o Integraur um braço forte na potencialização do turismo”, avalia.
A iniciativa que busca integrar e fortalecer o turismo regional ao conectar territórios e consolidar o setor como vetor de desenvolvimento econômico e social, terá continuidade em 2026, com o segundo grupo, formado por Nova Veneza, Siderópolis, Cocal do Sul e Morro da Fumaça, com atividades já programadas para o mês de fevereiro. Finalizando o grupo de 12 municípios, em junho de 2026, recebem as atividades do Integratur as cidades de Forquilhinha, Criciúma, Içara e Balneário Rincão.