Aditt

Startup incubada na itec.in no CRIO entra para o ranking nacional das 100 Startups to Watch 2025

Warux Health, empresa criciumense com sede em Florianópolis, foi reconhecida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN)

Incubada na Itec.in, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), a Warux Health foi reconhecida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) como uma das “100 Startups to Watch 2025”, ranking nacional que destaca as empresas emergentes mais promissoras do país.

A lista chega à sua oitava edição e celebra negócios de base tecnológica com alto potencial de crescimento, inovação e impacto social. Publicada pela Editora Globo, a PEGN é uma das principais referências em empreendedorismo e inovação no Brasil.

De acordo com a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc e gestora do CRIO, Elenice Padoin Juliani Engel, a conquista reforça o papel do estado e de Criciúma como um polo de inovação e empreendedorismo na área da tecnologia.

“A Warux é um exemplo de como o ambiente de inovação pode transformar ideias em soluções reais para a sociedade. Ver uma startup incubada na Itec.in ganhar destaque nacional mostra a força da conexão entre universidade, pesquisa e empreendedorismo”, afirma.

A empresa desenvolve tecnologia baseada em inteligência artificial para monitoramento clínico pós-alta hospitalar, oferecendo suporte contínuo a pacientes e equipes médicas. A solução atua na prevenção de complicações e reinternações, promovendo segurança, adesão terapêutica e eficiência no cuidado em saúde.

“Estar entre as 100 Startups to Watch é o resultado de um esforço coletivo. Esse reconhecimento reforça nossa missão de transformar o cuidado em saúde, garantindo que o paciente siga assistido mesmo após deixar o hospital”, destaca Nícolas Goeldner, CTO e cofundador da Warux Health.

 

Warux: Tecnologia com foco na continuidade do cuidado

A Warux Health desenvolve o Guardian AI, uma plataforma de saúde digital que combina IA preditiva e protocolos clínicos para identificar precocemente riscos após a alta hospitalar.

A solução é capaz de antecipar 90% dos riscos clínicos, reduzindo em até 44% as readmissões hospitalares e aumentando a adesão terapêutica em 48 horas. Essa eficiência gera uma economia média anual de R$ 6 milhões por hospital de grande porte, com retorno de investimento (ROI) de 16,5 vezes, além de contribuir para melhores indicadores de segurança e qualidade assistencial.

Com essa tecnologia, a Warux amplia a capacidade das instituições de saúde de acompanhar pacientes remotamente, integrando dados clínicos, comunicação ativa e protocolos de cuidado contínuo.

“Acreditamos que o cuidado não termina na alta. Nosso objetivo é usar tecnologia e ciência de dados para antecipar complicações e apoiar profissionais de saúde na gestão do pós-alta”, afirma Robert Cargnin Gonçalves, CEO e cofundador da Warux Health.

Atualmente, a startup recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e conta com uma equipe multidisciplinar com mais de dez profissionais. Também integra programas de inovação e aceleração de destaque nacional, como Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Starts), Epicentro (Embrapii), Miditec / Unesc/ CRIO, Vibee Unimed, Tecnopuc PUCRS e Conecta Health (Hospital de Amor).

Além do reconhecimento da PEGN, o CEO Robert Cargnin Gonçalves foi selecionado para representar a região Sul na etapa nacional do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), competição internacional promovida pela Entrepreneur’s Organization (EO). O evento reúne jovens empreendedores universitários de todo o mundo, e a Warux Health representará o Sul do Brasil na fase nacional.

 

Sobre a Itec.in e o edital aberto para instalação de novos negócios no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO)

A Itec.in é a Incubadora de Negócios da Unesc que funciona no Centro de Inovação Criciúma. O espaço oferece estrutura, mentorias e conexões estratégicas com o ecossistema nacional de inovação, estimulando o crescimento de startups de base tecnológica e negócios de impacto.

O CRIO, gerido pela Unesc, está com o edital aberto para novas empresas residentes com projetos inovadores. O Edital de Seleção nº 01/2025, em fluxo contínuo, busca fortalecer o ecossistema empreendedor da região, oferecendo infraestrutura, suporte técnico e conexões estratégicas para acelerar o desenvolvimento de negócios e de novas tecnologias.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no link: forms.gle/gArRMYYnaJUREd287

 

Texto: Janine Limas, Innovazione ESG e Marketing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *