
O 9º Enrichment Experience Road Show (EERS), realizado no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), que aconteceu nesta segunda-feira (15/9) reuniu empresários, gestores públicos, instituições de ensino e entidades do terceiro setor para debater os rumos da transformação digital e seus impactos na sociedade.
A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc e gestora do CRIO, Elenice Padoin Juliani Engel, reforçou que o networking é fundamental e eventos como esse proporcionam momentos de interação e reflexão sobre o futuro de forma sustentável.
“O CRIO é um espaço próprio para que as conexões aconteçam. A transformação digital nos desafia a considerar aspectos econômicos, sociais e ambientais e a sustentabilidade é um dos pilares que devemos priorizar para que possamos avançar em várias temáticas que estão sendo pautadas com prioridade”, destacou.
O evento, promovido pelo Centro de Inovação Criciúma e pela Unesc, contou com a parceria do: Instituto Brasil Digital, Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Instituto Mauá de Tecnologia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Santa Catarina, Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e Prefeitura Municipal de Criciúma, e recebeu patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
“Quando se fala em gestão pública é preciso destacar três pontos importantes: eficiência, transparência e entrega. Criciúma, por exemplo, está realizando um planejamento estratégico em cinco eixos, com mais de 300 projetos. Esse evento é importante porque une todos os setores envolvidos em torno da transformação digital”, enfatizou o Secretário de Governança de Criciúma, Tiago Ferro Pavan.
Palestras e cases de Sucesso
No período da manhã o tema principal das palestras e painéis foi a contribuição das tecnologias digitais para o aumento da eficiência e do incremento de resultados nas organizações.
A palestra de Renato Grau, referência em transformação digital, tecnologia, inovação e futurismo, e do professor doutor José Carlos de Souza Júnior, liderança acadêmica e social, com destaque em educação e tecnologia, teve como tema a “Inteligência Artificial Generativa e seus Impactos na Sociedade”.
Além das palestras, o público assistiu a apresentações de cases de empresas, instituições e organizações da região que já implantaram com sucesso a transformação digital em seus processos. Entre eles: Prefeitura de Criciúma, Empresas Rio Deserto, Weg e a Unesc.
Na parte da tarde, o encontro foi direcionado a profissionais da área da educação, com debates sobre a transformação digital no ambiente escolar e a implementação da Política Nacional de Educação Digital.
A Unesc apresentou o case MetaAnatomia, solução educacional interativa que utiliza realidade mista com o Microsoft HoloLens 2, permitindo aos alunos explorar modelos tridimensionais do corpo humano em um ambiente imersivo.
O Gerente Executivo de Negócios Digitais do SENAI/SC, Tiago Manchini, apresentou o programa AWS Treina Brasil, uma parceria do Senai com a empresa AWS, da Amazon.
Na sequência, o tema do painel foi o uso das tecnologias digitais no ambiente da educação dos jovens com o psicólogo Christian Engelmann. O professor doutor Neri dos Santos, encerrou o evento com uma palestra que aprofundou a discussão sobre Política Nacional de Educação Digital.