CRIO

Inovação em destaque: Startup do CRIO está entre as 20 empresas aprovadas no Programa Acelera SC

A empresa é especializada em soluções para gestão de manutenções condominiais. (Fotos: Divulgação)

A Easy Alert Desenvolvimento de Software Ltda, startup sediada no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), foi uma das selecionadas pelo Programa Acelera Startup SC, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae/SC. 

Além da visibilidade conquistada, a empresa terá acesso a um aporte de R$ 80 mil em fomento, aliado a capacitações estratégicas que prometem acelerar ainda mais seu crescimento.

Especializada em soluções para gestão de manutenções condominiais, a Easy Alert desenvolveu uma plataforma prática e eficiente que integra sistema visual, alertas automáticos e histórico completo de serviços. Atualmente, a tecnologia já está presente em mais de 900 edificações distribuídas em 15 estados brasileiros, auxiliando síndicos e construtoras a organizarem manutenções preventivas, reduzirem custos com reparos corretivos e oferecerem mais qualidade de vida aos moradores.

Para o fundador e CEO, Iago Sartor, esse reconhecimento foi muito importante para a equipe. “Estamos há pouco mais de três anos com a empresa em operação e já tivemos a oportunidade de participar de outros programas e agora no Startup SC. Conquistar esse prêmio é, sem dúvida, uma grande honra. Ele representa não apenas a conclusão de um ano de muito trabalho com sucesso, mas também a chance de iniciar o próximo ano com ainda mais confiança e motivação para crescer”, comentou ele. À frente do projeto estão ainda Fernando Zomer; Augusto Mandelli; Gabriel Feliciano; Caio Matos; Camilli Eufrazio; e Marcelli Mates.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou que essa conquista reflete o compromisso da Unesc em fortalecer a cultura empreendedora e apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores. “Nossa Universidade estimula o surgimento de projetos que geram impacto real na região e contribuem para seu progresso e transformação. Temos a certeza de que oportunidades como essa ampliam horizontes e consolidam o caminho para o crescimento e o êxito das startups”, destacou a reitora em exercício. 

Para ela, ver o trabalho de startups sediadas no CRIO sendo destacados entre os melhores de Santa Catarina é motivo de felicidade para a comunidade acadêmica e também para toda a sociedade que se beneficia com os avanços promovidos pelos estudos.

Incubadora de Negócios

Gisele destacou ainda que a Unesc incentiva a criação de negócios inovadores por meio de espaços estruturados e suporte técnico e econômico. Nesse cenário, a Incubadora de Negócios Itec.in, vinculada ao CRIO, se consolida como um ambiente de referência para startups que desejam crescer de forma consistente, contando com mentorias especializadas, capacitações e conexões estratégicas com o ecossistema nacional de inovação.

Integrada à Rede Miditec SEBRAE/ACATE, uma das mais reconhecidas do país, a Itec.in oferece condições ideais para o desenvolvimento de negócios com potencial de escalabilidade. Além de infraestrutura moderna, com salas privativas, coworking e auditórios, a incubadora disponibiliza acompanhamento contínuo, monitoramento de desempenho, indicadores e acesso a uma ampla rede de conexões.

“A Itec.in é um ambiente dinâmico e estimulante, ideal para transformar boas ideias em negócios de sucesso. Atuamos apoiando empresas e startups da região da AMREC em seu processo de crescimento e consolidação no mercado, oferecendo suporte estratégico para o desenvolvimento de modelos de negócio sólidos, sustentáveis e escaláveis”, reforça a gerente de Inovação e Empreendedorismo e do CRIO, Elenice Padoin Juliani Engel.

Entre os programas em destaque está a Pré-incubação Itec.in, com duração de seis meses, que auxilia empreendedores a transformar ideias iniciais em negócios concretos. Durante o processo, os participantes têm acesso a ferramentas, apoio institucional, mentorias e workshops voltados à validação de modelos de negócio.

Colocamos toda a expertise de nossa Instituição à disposição da formação profissional de excelência e da sociedade para impulsionar o desenvolvimento regional. Essas ideias selecionadas nos dois editais impulsionam o avanço tecnológico e contribuem para a transformação socioeconômica do Sul catarinense”, acrescentou Gisele.

 

Sobre o programa Acelera Startup SC

Todas as startups selecionadas pelo edital do Programa Acelera Startup SC fizeram parte da 15ª turma do Programa de Capacitação Startup SC, que promove, ao longo de cinco meses, workshops, mentorias e eventos nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville. As capacitações conectam empreendedores a especialistas. 

Além do aporte financeiro, os responsáveis pelos projetos também participarão de capacitações sobre o uso da propriedade intelectual nos negócios, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Cada startup beneficiada deve apresentar uma contrapartida de 5%.

O Programa Acelera Startup SC tem foco em apoiar empreendedores catarinenses e nesta edição, o investimento do Governo de Santa Catarina para impulsionar projetos de produtos, serviços e processos inovadores foi de R$ 1,6 milhão.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o Acelera Startup SC é um programa de grande impacto. “O Governo do Estado está aqui para ajudar e mostrar quais são os canais que vocês podem acessar para obter o suporte que oferecemos. Vi durante o evento muitas iniciativas voltadas ao desenvolvimento de softwares e de produtos e fiquei impressionado com a capacidade que temos de inovar. O Sebrae/SC é um parceiro fundamental do governo, nesta e em outras entregas. Como o próprio nome do programa diz, queremos acelerar e fomentar boas ideias, e tenho certeza de que temos muitos bons exemplos aqui”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *