
Um passo importante rumo ao fortalecimento do turismo sustentável e à valorização econômica da Serra Catarinense foi dado no último sábado (26/4), com o lançamento do movimento “Serra Catarinense: Destino de Valor”, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) Santa Catarina. A ação marcou também o lançamento da Carta de Lages, um manifesto que propõe diretrizes para impulsionar o desenvolvimento regional com base no potencial turístico e natural da região, em conexão estratégica com o Litoral Sul do Estado.
Durante o evento, a Unesc apresentou oficialmente a plataforma IntegraTur, projeto que se destaca pela proposta inovadora de organizar e integrar a oferta turística regional. A metodologia apresentada tem o propósito de estruturar o sistema turístico da região de forma integrada ao mesmo tempo que oferece uma ferramenta digital que visa fortalecer as ações conjuntas das associações de municípios da Região Carbonífera (Amrec), do Extremo Sul (Amesc), da Região de Laguna (Amurel) e da Região Serrana (Amures), todas conectadas geograficamente pela Serra Geral.
“A plataforma IntegraTur mostra o compromisso da Unesc com a inovação, o empreendedorismo e a valorização do nosso território. É um projeto pensado para promover o turismo de forma integrada, sustentável e com impacto positivo direto nas comunidades locais”, destacou a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão e vice-reitora eleita , Gisele Coelho Lopes, durante explanação.
Entre os diferenciais da IntegraTur estão a transformação de dados em informações estratégicas para a gestão pública e privada, o incentivo à qualificação e à competitividade e o apoio na promoção turística conjunta das regiões envolvidas. A iniciativa também atua como elo entre academia, poder público, setor produtivo e sociedade civil organizada.
Durante sua fala, Gisele ressaltou que o turismo em Santa Catarina vive um momento de expansão. Dados do Ministério do Turismo indicam que o estado registrou aumento de 71,7% no número de visitantes internacionais em 2024. Cidades como Florianópolis já figuram entre os destinos mais procurados no mundo, atrás apenas de grandes centros como Dubai, Paris e Londres.
“Esse crescimento é reflexo de um trabalho contínuo de diversificação da nossa oferta turística, com atrativos que vão das praias às montanhas, com investimentos em infraestrutura, ampliando a malha aérea com novas rotas internacionais”, completou ela.
Conforme Gisele, o projeto IntegraTur atuará no fortalecimento da regionalização; melhoria da qualidade e competitividade; incentivo à inovação; e promoção da sustentabilidade.
Para o embaixador do LIDE na Serra Catarinense e sócio-fundador do CentroSerra Convention Center, Valdir Della Giustina, o movimento lançado em Lages está alinhado com as tendências globais.
“A Serra tem um potencial único e está em sintonia com as exigências do futuro, em um cenário em que o mundo busca soluções sustentáveis. Essa iniciativa ganha ainda mais força neste ano em que o Brasil será sede da COP30, reunindo mais de 190 países para debater o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
“A união entre o LIDE e o CentroSerra Convention Center reflete nossa busca contínua por destinos que compartilham do nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico sustentável. O CentroSerra não só contribui para o turismo da Serra Catarinense, mas também é um exemplo de como a inovação e a responsabilidade ambiental podem andar juntas em prol do crescimento regional”, afirma o presidente do LIDE SC e RS, Delton Batista.
Carta
Além das apresentações, o evento promoveu a assinatura oficial da Carta de Lages por autoridades e painelistas.
Assinaram a Carta de Lages os painelistas: Valdir Dela Giustina – Sócio Fundador do Centroserra Convention Center, Adriano Palma – CEO Faial Prime Suites, a pró-reitora e vice-reitora eleita da Unesc Gisele Coelho Lopes; Vinicius – Ex-Ministro do Turismo, Delton Batista – Presidente do Lide SC/RS, Carmen Zanotto – Prefeita de Lages.
O Fórum tem a Unesc como embaixadora e o CentroSerra Convention Center como Hub de conexão.
Sobre o LIDE
O LIDE é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação que busca fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, além de defender princípios éticos de governança nas esferas pública e privada.