Colação de Grau

Psicologia da Unesc celebra nova
turma em Colação de Grau Especial

Solenidade evidenciou o compromisso ético da formação, a dimensão social da Psicologia e o papel institucional de acompanhamento aos profissionais que ingressam no mundo do trabalho. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Depois de anos entre teorias, estágios, atendimentos e jornadas de estudo, a noite desta quarta-feira (19/2) marcou a travessia de estudantes para profissionais formados. No Auditório Ruy Hülse, da Unesc, a Colação de Grau Especial oficializou a conquista das graduandas e graduandos de mais uma turma do curso de Psicologia.

Entre familiares, registros e aplausos, os novos bacharéis e bacharelas prestaram juramento e receberam a outorga do grau, em cerimônia presidida pela pró-reitora de Ensino, professora doutora Graziela Giacomazzo.

“O percurso construído ao longo da graduação e o papel social passa a distinguir cada novo profissional. Vocês são a razão pela qual estamos aqui hoje, celebrando um marco significativo em suas trajetórias de vida acadêmica e pessoal. A cada etapa vencida, não foram apenas aulas, provas ou estágios concluídos, mas investigações profundas sobre o ser humano, emoções, comportamentos e possibilidades de transformação”, enfatizou Graziela.

Compromisso com a transformação social

Na avaliação da pró-reitora, a Psicologia sustenta um campo de atuação que exige preparo técnico, densidade ética e sensibilidade. “Vocês agora carregam o papel de agentes de mudança, profissionais aptos a promover o bem-estar e a saúde mental em um mundo que tanto precisa de cuidado e acolhimento. Vocês, psicólogos e psicólogas, não apenas escutam histórias, mas as ressignificam. Não apenas aplicam técnicas, mas tocam vidas”, ressaltou a pró-reitora, ao dimensionar o alcance social da profissão.

“Mais do que conhecimento técnico, será exigido de vocês empatia, escuta ativa, ética e comprometimento genuíno com o outro. A confiança de vocês, formandos e familiares, é o que nos alimenta em nossa missão de formar profissionais capacitados e seres humanos sensíveis e comprometidos. Sigam com coragem, ética e propósito claro, e jamais deixem apagar a paixão que os trouxe até aqui. Parabéns e muito sucesso a todos”, comentou.

O juramento foi conduzido pelo formando Antonio Cardoso Duarte, que assumiu o compromisso coletivo da turma. “Eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia, como ciência e profissão, na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida para cada sujeito e para todos os cidadãos e instituições”, declarou.

A presença do Conselho Regional de Psicologia reforçou a ponte entre Universidade e exercício profissional. O presidente, Rafael Frasson destacou que o acompanhamento institucional integra a missão do órgão. “É sempre importante estarmos presentes e atentos aos novos profissionais que ingressam no mundo do trabalho. Eles vão encontrar desafios e o Conselho precisa estar próximo, disposto a orientar e apoiar esses novos profissionais”, afirmou.

“A estrutura apresentada pela Unesc, tanto física quanto de corpo docente, demonstra preparo para formar profissionais qualificados. A graduação não encerra o processo de aprendizagem, que é permanente. O Conselho precisa atuar como essa ponte, auxiliando na desenvoltura profissional ao longo da trajetória”, ressaltou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *