Geral

Professora da Unesc realiza visita internacional
no Chile para prospectar parceria acadêmica

Visita à Universidad Austral fortaleceu vínculos de pesquisa entre os programas de pós-graduação das duas instituições (Foto: Divulgação)

A professora Camila Serafim Daminelli, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, esteve na Universidad Austral de Chile, em Valdivia, para uma missão internacional de cooperação acadêmica. A visita, que  ocorreu no dia 21 de novembro de 2025, teve como objetivo estreitar as relações entre as duas universidades para a formalização de um futuro acordo de intercâmbio e pesquisa.

Fundada há mais de 60 anos, a Universidad Austral é reconhecida no Chile como uma instituição tradicional, de caráter público não estatal, com forte vínculo comunitário. A universidade possui cerca de 20 mil estudantes e oferece programas de pós-graduação em áreas como Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial, História do Tempo Presente e Ciências Humanas, todas com potencial de interlocução com o PPGDS.

A docente foi recebida pela decana da Facultad de Filosofía y Humanidades, Karen Alfaro, que também atua nos cursos de Pedagogia em História e no Mestrado em História do Tempo Presente. Conforme Camila, no encontro foi possível identificar convergências temáticas entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Etnia e Raça (NIEGEN) da Unesc e as linhas de investigação desenvolvidas pela universidade chilena, especialmente nas áreas de relações de gênero, políticas públicas, infâncias, juventudes e decolonialidade.

A missão internacional integra a política de internacionalização da Unesc, que incentiva a mobilidade docente para a criação de redes colaborativas com centros de excelência no exterior. “A aproximação com a Universidad Austral representa um passo estratégico para o PPGDS, ampliando as possibilidades de intercâmbio discente, projetos conjuntos e produção acadêmica em cooperação com a América Latina”, comenta Camila

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *