Geral

Professor da Unesc abre ano letivo da Rede Municipal de Garopaba com reflexão sobre educação em tempos de mudança

Conferência reuniu cerca de 800 profissionais da educação em um momento de acolhimento, escuta e inspiração para o início do ano letivo. (Fotos: Divulgação)

O professor da Unesc José Carlos Virtuoso foi o responsável pela conferência de abertura do ano letivo da Rede Municipal de Educação de Garopaba, na última quarta-feira (3/1). Com o tema “Educar em tempos de mudança: aprender, desaprender, reaprender”, o evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), marcando o início das atividades escolares no município em 2026.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, em parceria com o Programa de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC).

O encontro reuniu cerca de 800 profissionais da rede municipal, entre gestores, professores, assessores pedagógicos, secretários escolares, merendeiros, vigias e equipes de apoio. Realizado em dois momentos, nos períodos da manhã e da tarde, o evento teve como objetivo promover um espaço de acolhimento e reflexão sobre os desafios do processo educativo no contexto contemporâneo.

A abertura contou com a participação da secretária municipal de Educação, Silvana Abreu, e dos coordenadores do Programa de Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica (PROFC), professores Kalina Salaib Springer e Thiago Jorge Ferreira Santos, responsáveis pelo momento inicial de acolhida que antecedeu a conferência.


Educação, sentido e transformação

 

Integrante da equipe do Programa de Formação Continuada Externa da Unesc, o professor José Carlos Virtuoso foi convidado a colaborar com a iniciativa com o propósito de estimular reflexões sobre o fazer docente de forma leve, sensível e motivadora.

Em sua conferência, Virtuoso adotou uma perspectiva transdisciplinar e compartilhou elementos de sua trajetória pessoal e acadêmica, desde a infância, para destacar que o professor é um ser integral. Segundo ele, ao entrar em sala de aula, o educador leva consigo sua história de vida, suas experiências e sua formação humana, dimensões que não se dissociam da formação acadêmica, mas a integram.

O professor ressaltou que a base teórica do educador deve estar internalizada e refletida nas práticas cotidianas, articulando conhecimento científico, sensibilidade e compromisso ético. “Para além da transmissão de conteúdos, a docência envolve coerência entre teoria e prática e responsabilidade social”, destacou.

O principal elemento abordado foi o papel do professor como agente de transformação. Para Virtuoso, educar é também semear sonhos, inspirando os estudantes a construírem projetos de vida pautados na realização pessoal, na cidadania e na transformação da sociedade. Ao compartilhar exemplos de sua própria trajetória, ele enfatizou que a atuação docente pode marcar a vida de um estudante, seja de forma positiva ou negativa, reforçando a importância de uma educação comprometida, rigorosa e humanizadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *