
A Unesc passa a oferecer, a partir de fevereiro, o curso de graduação em Terapia Ocupacional, ampliando a formação profissional no Sul de Santa Catarina nas áreas da saúde, educação e inclusão. Com matrículas abertas, o novo curso reforça o papel da Universidade Comunitária ao responder diretamente às demandas sociais da região, promovendo cuidado, acessibilidade e impacto social.
Estruturada a partir das necessidades da comunidade, a graduação em Terapia Ocupacional conta com projeto pedagógico consistente e forte inserção prática desde o início da formação, preparando profissionais para atuar na promoção da autonomia, da participação social e da qualidade de vida em diferentes contextos.
“A Universidade está sempre atenta ao seu contexto, ao comportamento social e às necessidades da população. Foi a partir dessa observação que percebemos a importância de ampliar nossa atuação na área da saúde. Em diálogo com os municípios e com a comunidade, organizamos um grupo de trabalho, coordenado pela professora Graziela Amboni, para estruturar essa graduação, segmento que está em plena ascensão. Podemos dizer que a Unesc está sendo protagonista nessa formação no Sul de Santa Catarina. Em nível nacional, o curso já existe em várias universidades, mas aqui ele chega para suprir uma lacuna importante no atendimento às necessidades da população”, comentou a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Cursos de excelência
A graduação em T.O. contará com 3,9 mil horas de carga horária total, uma das maiores da região, com a integração de atividades teóricas, práticas e 1,2 mil horas de estágios curriculares supervisionados, além de 1,7 mil horas de atividades práticas. Desde os primeiros semestres, os acadêmicos participam de atividades laboratoriais, simulações e vivências em serviços da região.
O terapeuta ocupacional formado pela Unesc poderá atuar em múltiplos cenários profissionais, desde a reabilitação física e funcional até a saúde mental e atenção psicossocial, passando pela infância, adolescência e neurodesenvolvimento, inclusão e acompanhamento escolar, geriatria, reabilitação cognitiva e neuropsicológica, atenção primária, assistência social, ergonomia, tecnologia assistiva, acessibilidade e projetos comunitários.
“A implantação do curso de Terapia Ocupacional da Unesc atende a uma demanda concreta da nossa região que reforça a importância da Universidade Comunitária tanto para o Sul de Santa Catarina quanto para o estado como um todo. Essa necessidade foi apontada por secretários municipais de Educação e Saúde, além de entidades como Apae, Associação de Pais e Amigos de Autistas (Ama’s) e centros especializados de reabilitação. São profissionais essenciais no cenário atual, sobretudo para os processos de reabilitação, e hoje enfrentamos uma carência significativa nessas áreas”, salientou a reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Os estudantes de T.O. terão vivências em escolas, unidades de saúde, clínicas, centros especializados, hospitais e projetos comunitários, com atuação em ações de promoção e prevenção em saúde coletiva. A formação é alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais e estruturada sobre metodologias ativas, ética, pesquisa e integração ensino–serviço–comunidade.
Matrículas abertas
As matrículas para ingresso na Unesc permanecem abertas até 13 de março com vagas limitadas. Escolher a Unesc significa optar por uma formação de excelência, com professores mestres e doutores, infraestrutura moderna e políticas amplas de bolsas e descontos.
O conhecimento espera por novos protagonistas. A Universidade Comunitária abre as portas para quem deseja estudar, crescer e transformar realidades. Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp (48) 9 9915-0433 ou pelo telefone (48) 3431-4500.
Texto: Décio Batista e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

