Geral

Verão Unesc encerra temporada e reforça compromisso com a comunidade

Fotos: Fernando Schok/ Agecom

O projeto Verão Unesc terminou, neste domingo (1º/2), deixando marcas que vão muito além da temporada de verão. Ao longo das últimas semanas, a Universidade esteve presente na orla de Balneário Rincão com uma programação diversa, gratuita e aberta à comunidade, reafirmando, na prática, seu compromisso com a educação, a extensão universitária e o desenvolvimento social.

Mais do que atividades, o Verão Unesc foi feito de encontros, cuidado, aprendizado e muita troca. Foi um espaço de convivência e acolhimento, no qual pessoas se conectaram, compartilharam experiências e viveram um verão construído com intensidade, responsabilidade e propósito. Estar na orla foi estar perto, ouvir, dialogar e promover experiências que fazem sentido para a vida das pessoas.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destaca que as atividades do Verão Unesc traduzem, na prática, uma das missões da Universidade Comunitária. “Estar na orla, em contato direto com as pessoas, é uma forma de levar conhecimento, cuidado e orientação para além dos muros do campus. São ações que promovem saúde, bem-estar, esporte e cultura, ao mesmo tempo em que fortalecem o vínculo da Unesc com a comunidade. Quando a Universidade ocupa espaços públicos com educação e prevenção, amplia seu impacto social e reafirma seu compromisso com a vida e com o desenvolvimento da região”, afirma.

O compromisso, destacado pela reitora, se refletiu na experiência de quem viveu o projeto de perto. Para os veranistas, a presença da Unesc foi mais do que uma programação de verão: foi um espaço de acolhimento, cuidado e convivência.

Gislaine Marcello Luciano. Foto: Carla Giassi/ Agecom

A dona de casa e veranista Gislaine Marcello Luciano, participou de todas as aulas de zumba. “O que eu mais gostei foi sem dúvida a zumba. Eu vim todos os fins de semana, foi maravilhoso. Bom  para a saúde e nosso bem-estar. Valeu demais essa ação da Unesc aqui”, ressaltou.

Giusa Borges. Foto: Carla Giassi/Agecom

Assim como ela, a aposentada Giusa Borges se juntou a turma da zumba. “Eu participei aqui e no calçadão também. Eu gosto muito de dançar, ver gente, faz bem para o corpo. Além de ser divertido, faz bem para a saúde. Eu tenho 63 anos e estou aqui dançando, a gente não pode ficar parada nessa idade”, falou, aprovando a ação.

Estrutura especial

Com uma estrutura especialmente montada para receber o público, o projeto levou à comunidade uma programação voltada à promoção da saúde, do lazer, do esporte e da educação.

Entre as atividades oferecidas estiveram aulas de ritmos e surf, práticas esportivas como beach tennis, vôlei, futebol e futmesa, além de ações voltadas ao cuidado com a saúde, como aferição de pressão arterial e orientações em saúde. As crianças também tiveram espaço garantido, com atividades recreativas e pinturas, tornando o Verão Unesc um ambiente pensado para todas as idades.

Vínculo com a comunidade

Cada atividade realizada, cada atendimento prestado e cada conversa estabelecida ao longo da programação fortaleceram o vínculo entre a Universidade e a comunidade. “A presença da Unesc na orla reafirmou a importância da extensão universitária como ponte entre o conhecimento acadêmico e as necessidades reais da sociedade, promovendo qualidade de vida, informação e acesso”, salienta a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

Integrando a agenda especial da Universidade ao longo do mês de janeiro, o Verão Unesc mostrou que educar também é estar junto, compartilhar saberes e construir coletivamente experiências transformadoras. “Um projeto que encerra sua edição com o sentimento de missão cumprida e com a certeza de que o compromisso da Unesc com a comunidade segue vivo, pulsante e em constante movimento”, acrescenta a diretora.

O coordenador do setor de esportes da Unesc, Fagner Viana, avalia como positiva a ação deste verão. “Antes de iniciar o projeto, nós contamos uma equipe multidisciplinar dedicada ao planejamento para que pudéssemos estar na praia atendendo a comunidade da melhor forma possível. Pensamos sempre no seu bem-estar, não só pessoal, mas a família também”, reforçou.

Ele acrescentou ainda que o cuidado com que a Unesc desempenha suas atividades e ações, fazem diferença. “Entregamos nossos serviços com profissionais com um cuidado muito grande para que a gente possa orientar todas as atividades. Cada profissional teve esse cuidado e esse comprometimento de orientar da melhor forma possível para que a pessoa venha para cá e aproveite sem se machucar, por exemplo. O nosso maior foco sempre foi de que todas as pessoas que pudessem aproveitarem e estejam dentro do nosso ambiente se sintam da melhor forma possível e acolhidas pela nossa universidade e pelos profissionais”, comentou.

O Projeto Golfinhos foi citado pelo coordenador de esportes, como um dos principais pontos das atividades. “Temos esta parceria há muito tempo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em que falamos sobre os perigos, sobre conscientização, sobre o mar, sobre o cuidado. Hoje, afogamento é a segunda maior causa de mortes em crianças de 6 a 14 anos, então quando a universidade e o Corpo de Bombeiro estão juntos, falando no seu momento de lazer, traz mais segurança para a comunidade e para que todo mundo esteja aqui”, avaliou.

Container e Biblioteca de Verão

Além das ações na orla, a Unesc se fez presente no Container da Universidade como ponto central de atendimento e informações. O espaço ofereceu orientações sobre cursos, realização de matrículas, esclarecimentos sobre o programa Universidade Gratuita e demais oportunidades institucionais. Também foram sorteadas duas bicicletas para aqueles que participaram das atividades do projeto.

Outro destaque foi a Biblioteca de Verão Unesc, um ponto de troca de livros que incentivou a leitura durante a temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *