
Com o objetivo de qualificar ainda mais ações dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), bem como os convênios com Instituições de Ensino Superior, o governo de Santa Catarina anunciou, nesta quinta-feira (8/1), a criação da Diretoria de Ensino Superior na Secretaria de Estado da Educação (SED). A pasta estratégica terá comando da professora doutora Indianara Reynaud, professora e ex-pró-reitora da Unesc.
Para a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, é uma grande satisfação ver a colega Indianara assumir a diretoria com tamanha experiência e capacidade de contribuir com o projeto. “Não há dúvidas de que ela é muito preparada e fará a diferença de forma ainda mais efetiva junto ao governo, assim como contribuiu e contribui de forma imensurável com o ensino da nossa Unesc. É uma grande alegria vê-la, ao lado da reitora licenciada Luciane Ceretta, colaborando com a transformação em âmbito estadual”, destaca.
Conforme a secretária de Estado da Educação e reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta, este é um momento de extrema importância para o ensino superior. “O programa Universidade Gratuita e o Fumdesc são iniciativas altamente transformadoras. A criação desta nova diretoria é a conclusão de mais uma etapa do processo de implementação desses programas. Ainda, marca um novo momento para parcerias e convênios com as Instituições de Ensino Superior, abrindo um novo leque de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação de Santa Catarina”, ressalta a secretária de Estado da Educação.
Indianara Reynaud, que já faz parte do quadro da SED e possui ampla experiência na área educacional, com atuação estratégica e habilidades em gestão, assume o desafio com o compromisso de seguir trabalhando em prol do aprimoramento das ações.
“Desenvolvemos um trabalho intenso, de muitas mãos, até anunciar a criação desta nova diretoria que, sem dúvidas, será primordial para a sequência do Universidade Gratuita e do Fumdesc e para fortalecer as parcerias com as Instituições de Ensino Superior. São iniciativas transformadoras, que precisam ser tratadas com a responsabilidade e o cuidado que merecem. É isto que estamos fazendo”, pontua a diretora.
Novo momento
A nova diretoria da SED contará com duas gerências. A Gerência de Programas de Bolsas e Assistência Financeira será responsável por planejar, executar, acompanhar e controlar os programas estaduais de bolsas e assistência financeira à educação superior, incluindo Universidade Gratuita e Fumdesc. Já a Gerência de Parcerias e Convênios com Instituições de Ensino Superior competem termos de cooperação técnica e projetos estratégicos entre a SED e as universidades.
Conforme o governador do Estado, Jorginho Melo, junto com outras ações e programas como o Universidade Gratuita, o Estado vai elevar a qualidade da educação catarinense. “Daqui a 15 anos, a régua de Santa Catarina vai estar mais alta, com mais gente formada, ganhando melhor e transformando a vida das famílias e do nosso estado”, pontua.
Universidade Gratuita e Fumdesc
Os programas Universidade Gratuita e Fumdesc estão mudando a realidade de milhares de estudantes e famílias em Santa Catarina. Do total de contemplados pelas iniciativas, 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Outro dado importante que evidencia a oportunidade criada pelos programas é o número de alunos que conciliam a formação com uma jornada de trabalho. Entre todos os contemplados, 85% faz esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.
Desde o segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados no ensino superior com benefícios concedidos pelos programas do Governo de Santa Catarina estão aptos a prestarem suas contrapartidas pelo Transforma SC. O programa é responsável por acompanhar esta retribuição do investimento feito pelo Estado na formação superior em prol do desenvolvimento da sociedade catarinense e também passará a ser coordenado pela Diretoria de Ensino Superior.
Com informações de Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

