Geral

Unesc encerra 2025 como referência nacional em rankings e premiações

Reconhecimentos reforçam o modelo comunitário, a excelência acadêmica e o impacto social da Universidade ao longo do ano. (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc)

A trajetória da Unesc em 2025 reforça uma condição construída ao longo de 57 anos. O reconhecimento como uma das principais instituições comunitárias do país. O desempenho alcançado em diferentes avaliações nacionais e internacionais consolida o posicionamento de excelência em Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Internacionalização, sustentabilidade, e impacto social.

Entre os resultados, dois deles se destacam pela relevância no cenário global e rigor dos critérios: os posicionamentos no Times Higher Education Impact Rankings 2025 (THE) e no Ranking Universitário Folha (RUF).

No THE, a Universidade obteve destaque em 15 dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indicador que mede o compromisso institucional com ações concretas para transformação social, ambiental e econômica. Já no RUF, apareceu entre os melhores resultados do Brasil no conjunto das universidades comunitárias não estatais com o 1º lugar em Inovação e Pesquisa, 3º em Internacionalização e Mercado e 5º em Ensino.

A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, ressalta que os resultados alcançados em 2025 traduzem a maturidade institucional e a coerência de um projeto construído de forma coletiva. “Os reconhecimentos refletem um trabalho contínuo, baseado em planejamento, inovação e compromisso social. Nada é isolado. Ensino, Pesquisa, Extensão e gestão caminham de forma integrada, sempre conectados às demandas da sociedade”, afirma.

“A Unesc mantém uma trajetória sólida, que prioriza qualidade acadêmica, responsabilidade comunitária e impacto real na vida das pessoas. Estar bem posicionada em avaliações rigorosas demonstra que a Instituição está alinhada às melhores práticas globais, sem perder a essência comunitária. O ano de 2025 marca um ponto importante dessa caminhada, construída diariamente por estudantes, professores, colaboradores e parceiros”, acrescenta.

Consolidação de um projeto de educação comunitária

Além desses rankings, a Instituição recebeu o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Certificado de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reforçam as práticas consolidadas de governança e compromisso comunitário.

No campo da Inovação, a Unesc foi agraciada com o Prêmio Brasil Ozires Silva 2025, uma das distinções mais relevantes do país nas áreas de sustentabilidade e educação, e também venceu o Prêmio Líderes SC 2025, na categoria Tecnologia e Inovação.

“Cada ranking, prêmio ou certificação confirma a força de um projeto educacional comprometido com ciência, inovação, desenvolvimento regional e formação humana. A Unesc demonstra que é possível alcançar excelência acadêmica com profundo vínculo social. Essas conquistas representam a confiança da região, o envolvimento da comunidade acadêmica e a crença em um modelo de educação comunitária que devolve à sociedade aquilo que constrói. É esse compromisso que sustenta o crescimento da Unesc e amplia o impacto positivo gerado em Santa Catarina e no país, salienta a reitora licenciada e atual secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Sustentabilidade, ciência e impacto comunitário

Outro reconhecimento importante veio do SCImago, plataforma que mensura a produção científica em diversas dimensões. A Universidade conquistou 2º lugar no Brasil no indicador de Multiple Affiliations, métrica ligada à capacidade de estabelecer cooperações relevantes na produção do conhecimento.

A Instituição ainda recebeu a Comenda Legislativa Centenário de Criciúma, o destaque entre as empresas do projeto Criciúma Mais 25 – Empresas que Constroem o Futuro, e ampliou a projeção internacional ao integrar a Rede UNAI da ONU e figurar como signatária do Pacto Global da ONU.

No Times Higher Education América Latina, a Unesc reafirmou a excelência ao alcançar 1º lugar em Ensino e 2º lugar em Ambiente e Qualidade de Pesquisa, Perspectiva Internacional e Indústria, entre as universidades não públicas de Santa Catarina.

A Instituição também figurou na lista Lugares Mais Incríveis para Trabalhar, reforçando boas práticas internas e um ambiente saudável para quem constrói diariamente a Universidade.

Todos os prêmios e reconhecimentos conquistados pela Unesc em 2025:

  • Times Higher Education – Impact Rankings 2025
    – Destaque em 15 dos 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • Ranking Universitário Folha (RUF)
    – 1º lugar em Inovação e Pesquisa*
    – 3º lugar em Internacionalização e Mercado*
    – 5º lugar em Ensino*
    *Entre as universidades comunitárias não estatais
  • Times Higher Education América Latina
    – 1º lugar em Ensino
    – 2º lugar em Ambiente e Qualidade de Pesquisa
    – 2º lugar em Perspectiva Internacional
    – 2º lugar em Indústria
    *Entre as universidades não públicas de SC
  • Destaque SCImago
    – 2º lugar no Brasil no indicador Multiple Affiliations

Prêmios e certificações:

  • Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
  • Prêmio Brasil Ozires Silva 2025 (Inovação, Sustentabilidade e Educação)
  • Certificado de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
  • Prêmio Líderes SC 2025 – categoria Tecnologia e Inovação
  • Comenda Legislativa Centenário de Criciúma
  • Destaque Criciúma Mais 25 – Empresas que Constroem o Futuro

Selos e reconhecimentos especiais:

  • Signatária do Pacto Global da ONU
  • Integrante da Rede UNAI da ONU
  • Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar
  • Top Of Mind – Universidade mais lembrada no Sul de Santa Catarina
  • Greenmetric – entre as três universidades mais sustentáveis de SC
  • Selo ACIC de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *