Geral

Com projeto arquitetônico da Unesc, sede da Amrec é revitalizadas em Criciúma

A sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) passa a contar com um espaço mais moderno, acessível e funcional. A inauguração da revitalização ocorreu nesta segunda-feira (22/12), com a presença de autoridades regionais, gestores públicos e representantes da Unesc. A Instituição foi a responsável pelo projeto arquitetônico de revitalização do local.

Localizada desde julho de 2001 na Avenida Santos Dumont, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, a sede da Amrec passou por um amplo processo de reforma e modernização, com foco em acessibilidade, tecnologia e qualificação dos espaços destinados a reuniões e eventos institucionais. O prédio também abriga o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec) e o Núcleo do Governo do Estado em Criciúma, que seguem com atendimento normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O projeto, desenvolvido pela Unesc por meio do Departamento de Projetos e Infraestrutura, é executado pela arquiteta Hewylyn Américo Claudino e contempla atualizações estruturais no plenarinho e no auditório — ambientes que concentram grande parte das atividades da entidade.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, ressalta que a entrega do projeto representa muito mais do que a execução técnica de uma obra. “É a materialização de um pedido coletivo, construído a partir da escuta e do diálogo. Este trabalho simboliza a renovação de um espaço físico, mas, acima de tudo, reafirma o compromisso da Universidade com ambientes acolhedores, funcionais e sustentáveis”, destaca.

Segundo Gisele, o projeto é resultado de um trabalho colaborativo entre as equipes da Unesc e da Amrec, pautado pela troca de ideias e dedicação em cada etapa. “Mais do que revitalizar paredes e estruturas, este projeto abre caminho para uma Amrec ainda mais viva, capaz de inspirar decisões que impactam positivamente a vida das comunidades. É um gesto concreto do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização da região”, completa ela, lembrando ainda da parceria com o projeto Integratur, que tem como objetivo integrar e fortalecer o turismo regional ao conectar territórios e consolidar o setor como vetor de desenvolvimento econômico e social.

A reitora licenciada da Unesc e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a satisfação em ver os prefeitos reunidos neste momento de retomada e reocupação do espaço, considerado fundamental para o fortalecimento regional. Em sua fala, ressaltou ainda o papel da Unesc, Instituição que há 57 anos atua como base do desenvolvimento da região Sul.

Segundo ela, enquanto a Universidade permanecer ao lado da Associação, nos diversos espaços em que estiver presente, e também à frente da Secretaria de Estado da Educação, os municípios poderão continuar contando com um trabalho consolidado ao longo dos anos, agora realizado de forma ainda mais intensa. Luciane afirmou sentir-se honrada em representar o Sul do Estado no governo estadual e em poder contribuir diretamente com cada município.

“Mais do que a reconstrução de uma estrutura física, o momento simboliza a reconstrução de relações. A união entre os gestores, independentemente dos cargos que ocupam, representa força, colaboração e espírito coletivo, fatores que, segundo ela, tornarão a região ainda mais forte”, disse Luciane.

Para o presidente da Amrec e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, a modernização marca um novo momento da entidade, que atua há décadas em prol do desenvolvimento integrado dos 12 municípios da região carbonífera. “Estamos preparando a Amrec para o futuro, fortalecendo sua estrutura física e tornando o espaço mais inclusivo e moderno. O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho e atendimento às cidades associadas, reafirmando o compromisso com o municipalismo”, afirma.

Segundo o diretor executivo da Amrec, Sandro Martins, o plenarinho, tradicional espaço de debates entre prefeitos e secretários municipais, é reformulado para oferecer mais conforto, com mobiliário moderno e adequação tecnológica, proporcionando maior dinamismo às reuniões e capacitações. Já o auditório recebe melhorias acústicas, nova climatização, sistema de sonorização, iluminação e recursos multimídia atualizados. “O ambiente agora se torna mais funcional e acessível para diferentes tipos de eventos, como seminários, fóruns e capacitações técnicas”, destaca.

A obra também amplia a acessibilidade em todo o prédio, com a instalação de rampas, novos banheiros adaptados e sinalização adequada, garantindo acesso pleno aos serviços e eventos promovidos pela associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *