Clínicas Integradas

Grupo SuperAção da Unesc encerra o ano com vivência de equoterapia

Participantes tiveram a oportunidade de vivenciar novas experiências fora do ambiente clínico tradicional (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

O grupo SuperAção, vinculado ao Centro Especializado em Reabilitação (CER), das Clínicas Integradas, realizou na última quinta-feira (11/12), o último encontro do ano, no Centro Equestre Inspira, em Criciúma. A iniciativa voltada ao apoio e reabilitação psicossocial de pessoas com amputação, promoveu o contato entre os pacientes e o cavalo, criando um cenário ideal para o encerramento de uma jornada de transformação e de um ciclo anual focado na reconstrução da autonomia e no fortalecimento da autoestima dos participantes.

“A escolha pela equoterapia e pelo ambiente rural não foi por acaso. A proposta buscou utilizar a interação com os animais para trabalhar pilares essenciais da reabilitação: a confiança e a superação de limites. Longe do ambiente clínico tradicional, os integrantes puderam vivenciar momentos de conexão que estimulam aspectos emocionais e motivacionais, muitas vezes fragilizados após a perda de um membro”, explicou a psicóloga Karen Karkle.

Mais que Reabilitação, Pertencimento

Segundo a fisioterapeuta Priscila Soares de Souza Victor, foi um momento de troca, acolhimento e celebração das conquistas ao longo do percurso.

“Além do ganho físico e sensorial proporcionado pelo contato com os cavalos, o projeto SuperAção consolidou-se como um espaço de pertencimento. Para muitos participantes, os encontros representam a oportunidade de compartilhar desafios comuns e celebrar vitórias individuais em um ambiente de compreensão mútua. O evento no Centro Equestre Inspira finalizou o ano com um sentimento de renovação e fortalecimento da base emocional de cada integrante”, comentou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *