Extensão

Comunicação e segurança marcam o último encontro da Escola de Lideranças Comunitárias antes da formatura

O encontro ocorreu este sábado (29/11), na Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

A Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc realizou, neste sábado (29/11), o último encontro do ano antes da formatura, marcada para o dia 13 de dezembro, às 9h, no Auditório Ruy Hulse. Cerca de 50 líderes comunitários participam do programa, que ao longo de 2025 promoveu sete oficinas sobre temas essenciais para o desenvolvimento das comunidades.

A programação de encerramento contou com a participação da jornalista Elis Amorim, que conduziu uma oficina sobre comunicação e oratória. Ela apresentou técnicas para perder o medo de falar em público, formas de conduzir falas improvisadas, orientações para entrevistas em rádio e TV, dicas de dicção, orientações para comunicação nas redes sociais e a importância da linguagem corporal. “Foi uma experiência maravilhosa ministrar a palestra de Comunicação e Oratória na Escola de Lideranças. Durante a manhã, trabalhamos pontos essenciais para quem deseja se comunicar melhor, de uma forma dinâmica e interativa”, afirmou Elis.

Na sequência, o sargento Machado, da Polícia Militar de Santa Catarina, apresentou a Rede de Vizinhos, projeto que fortalece a segurança nos bairros por meio da cooperação entre moradores e Polícia Militar. A iniciativa estimula a criação de grupos organizados que mantêm comunicação direta com a PM, compartilhando alertas, informações e registros de movimentações suspeitas. O objetivo é ampliar a vigilância natural, prevenir crimes e fortalecer a parceria entre comunidade e polícia.

Parceria

O professor Abel Corrêa de Souza, assessor da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, destacou a parceria com a União das Associações de Bairro de Criciúma (UABC) e o impacto das oficinas ao longo do ano.

“Neste ano, realizamos setes encontros. Abordamos temas diversos, desde questões ambientais e finanças pessoais até comunicação e segurança pública. Procuramos sempre trazer conteúdos de forma prática. Eles não vêm aqui apenas para ouvir, mas para aprender, trocar experiências e colocar em prática os conhecimentos compartilhados”, disse ele, que também foi um dos palestrantes ao longo do ano.

Entre os participantes, a avaliação é positiva. Rosilane Regina Mendes destacou a importância do aprendizado para a vida comunitária. “Tivemos sete encontros, mas, sinceramente, poderiam ter sido quatorze. É o primeiro ano que participo e gostei bastante. Tivemos aulas maravilhosas e muito aprendizado. Muitas coisas do dia a dia, que às vezes não sabemos como lidar, aprendemos aqui. Isso ajuda tanto no trabalho comunitário quanto na nossa vida pessoal”, observou.

Sobre a Escola de Lideranças Comunitárias

A Escola de Lideranças Comunitárias visa também fornecer aos líderes comunitários ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais das comunidades onde residem. Por meio dos encontros, os participantes têm a oportunidade de aprofundar o entendimento de diferentes questões da sociedade e fortalecer as habilidades de liderança.

Esse projeto idealizado e executado pela Unesc, tem por objetivo, desenvolver junto às lideranças comunitárias e sociais mediante a capacitação, a cidadania e seu empoderamento. As temáticas visam capacitar esses líderes a uma melhor compreensão das políticas públicas e o papel desse público, bem como proporcionar ferramentas para gestão de resultados positivos para as comunidades e instituições em parceria com o poder público.

A Escola de Lideranças Comunitárias da Unesc está Cultura e Ações Comunitárias.vinculada à pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, sob a gestão da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *