
A Unesc marcou presença em um dos mais importantes encontros nacionais dedicados à educação artística. O coordenador pedagógico e professor doutor Luiz Gustavo Bieberbach Engroff representou a Universidade na 26ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã e no Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, realizados recentemente em São Paulo.
A programação, promovida pelo Instituto Arte na Escola, reuniu profissionais de todo o país para uma intensa agenda de palestras, oficinas e atividades formativas. Com o tema “Conexões e Cruzamentos – a prática do professor pesquisador artista”, o encontro teve como objetivo ampliar o repertório crítico e reflexivo dos participantes, fortalecendo a compreensão da arte em suas dimensões culturais e educacionais. A proposta central foi formar agentes sensíveis às diferenças e preparados para atuar de maneira crítica, criativa e democrática nas escolas.
As atividades ocorreram no Centro Paula Souza, sede de um dos polos do Arte na Escola, e envolveram experiências práticas e debates teóricos no campo das artes visuais e cênicas. Um dos momentos marcantes foi o encontro entre os participantes e representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério da Educação (MEC), entre eles, Mariangela Ferreira Andrade, Diretora de Educação e Formação Artística; Alexsandro do Nascimento Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do (MEC); e Cesar Callegari Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Para o professor Luiz Gustavo, a experiência foi essencial para fortalecer a rede e aproximar realidades diferentes. “Essa formação tem sido imprescindível para compreender melhor o funcionamento da rede e consolidar ainda mais esse programa. O diálogo com coordenadores de outros polos é fundamental para construirmos juntos caminhos que garantam a sustentabilidade da Rede Arte na Escola nos próximos anos”, destacou.
Premiação nacional reconhece projetos culturais de impacto
Na mesma ocasião, o 26º Prêmio Arte na Escola Cidadã foi entregue em cerimônia realizada no Teatro Anchieta. O evento também marcou o lançamento da série audiovisual “A Arte na Voz de Quem Faz”, produzida com apoio do ProAC e patrocínio da Iochpe-Maxion.
A abertura ficou por conta do Grupo Maracatu Baque Mulher SP, que celebrou ritmos e expressões da cultura popular. Entre os vencedores da noite, um destaque especial para Santa Catarina: a professora Graziella Coelho, da APAE de Lages, foi premiada na categoria Espaço Não Formal, com o projeto “Perceba Minha CoExistência”.
“O Polo Arte na Escola parabeniza a professora e reforça a potência dos projetos idealizados pelos docentes catarinenses fica aqui o convite para que outros professores do Polo Unesc cadastrem seus projetos na edição do prêmio do ano que vem”, destacou ele.
O Arte na Escola Polo Unesc está sediado na sala 001 – do bloco Z no campus da Unesc e está aberto das 13h30 às 18h30, de segunda a sexta. Professores de artes e interessados podem agendar uma visita para conhecer as formações oferecidas através do telefone (48) 3431-2555, e-mail artenaescola@unesc.net ou acessar o instagram @artenaescola.unesc.




