Colégio Unesc/Ensino Fundamental e Médio

Noite de Autógrafos do Colégio Unesc celebra jovens autores e foco na sustentabilidade

Alunos do 2 e 3º Anos Iniciais foram os protagonistas, nesta noite de quarta-feira (26/11), no palco do auditório Ruy Hülse (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Um momento de celebração do conhecimento e da criatividade aguardada pelos pais, professores e famíliares, aconteceu na noite desta quarta-feira (26/11), quando os holofotes do Auditório Ruy Hülse se voltaram para os jovens talentos do 2º e 3º anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. A tão esperada Noite de Autógrafos consolida a produção textual e a criatividade e marca a concretização de um projeto literário, colocando as estrelinhas da noite no papel principal. Cada história, cada ilustração, ganhou vida pelas mãos desses promissores escritores mirins.

Emoção

Segundo a diretora do Colégio, Marcela Gava, essa cerimônia tem como propósito central a apresentação dos projetos elaborados pelas turmas, culminando no momento singular em que os ilustres autores autografam suas obras.

“Desde segunda-feira, estamos celebrando os projetos desenvolvidos pelas turmas do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental, promovendo apresentações e priorizando o protagonismo de nossos alunos. Foram noites repletas de talento e gratidão, culminando com a assinatura dos livros, criados e ilustrados pelas próprias crianças. A noite de autógrafos é um convite ao pensamento crítico, por meio da aprendizagem significativa, aumentando o engajamento e motivação por assuntos como abelhas, meio rural e urbano. Agradecemos a presença das famílias e das nossas equipes de professoras e profissionais, que cuidaram de cada detalhe com carinho e amor”, comentou.

Este ano, os professores trabalharam com foco na conscientização ambiental e social. A cerimônia foi marcada pela presença lúdica da “Guardiã das flores”, interpretada pela coordenadora pedagógica de ensino fundamental – anos iniciais, Patrícia Stranger Cardoso e da personagem do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, a Abelha Mel.

Vivências e práticas

Conforme Patrícia, representa o fechamento de um ciclo de um projeto realizado durante o ano todo e nós apresentamos em forma artística e também com direito a autógrafos.

“Esse momento marca um pouquinho de como foi o nosso ano letivo e o encerramento com as famílias. Cada série tem um projeto em específico, como: “Convivendo com as Diferenças”, “Extinção, Aqui não!” e “Paisagem, entre Campo e Cidade”. Cada turma trabalhou projetos que foram alusivos aos seus conteúdos e que depois, as crianças transformaram em suas próprias histórias. Mas dentro disso, teve muita leitura, produção textual, vivências práticas dentro do campus da Universidade”, explicou.

2º Ano: Polinizando o saber para evitar a extinção

Os alunos do 2º ano apresentaram o projeto literário “Extinção, aqui não!”. Inspiradas por uma visita inusitada de abelhas à sala de aula anos atrás, as turmas se dedicaram a pesquisar sobre a importância desses insetos, culminando na criação do Meliponário do Colégio Unesc.

A Abelha Mel, personagem inspirada no livro “Mel, uma doçura de abelha”, de autoria da professora Morgana, ressaltou o cuidado dos alunos com o Meliponário e as descobertas feitas sobre as abelhas, incluindo a existência de espécies sem ferrão.

Na turma do 2º ano I, a professora Janaína e as auxiliares Ana Paula e Giovana, coordenaram um projeto que enfatizou a importância das abelhas como essenciais para a biodiversidade, a produção de alimentos e a vida humana, sendo responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. A turma se apresentou com a música “Filho do Filhote”.

Já os alunos do 2º ano II, orientados pela professora Natália, com os auxiliares Hemile e Leonardo, trabalharam com o detalhamento do Meliponário, implantado em 2022 em parceria com o Museu de Zoologia. Em suas obras, cada um com a sua visão, explica que o local abriga colônias de abelhas nativas sem ferrão como a Jataí e Mandaçaia. Eles apresentaram a música “Natureza”.

3º Ano: A Interconexão entre Cidade e Campo

As crianças do 3º ano desenvolveram o projeto literário “Paisagens: Entre a cidade e o campo”. A “Guardiã das flores” utilizou uma fruta para introduzir a importância dos agricultores, enfatizando a dependência mútua entre as zonas rural e urbana.

No 3º ano I, com a supervisão da professora Paula e das auxiliares Jamily e Barbarah, a turma focou na zona urbana, definida como áreas com infra estruturas como: hospitais, escolas e comércio, impulsionadas pela industrialização e com forte economia. A música escolhida foi “Vivendo Aqui no Mato”.

Para a galerinha do 3º ano II, o destaque foi a zona rural, utilizada para agricultura, pecuária, extrativismo e turismo rural. Os alunos tiveram uma vivência prática ao visitarem a Fazenda São Lourenço, com a professora Daniela e as auxiliares Natália e Gabrielle. Na apresentação, cantaram a música “Vida”.

Centro das Atenções

O ponto alto da noite foi a sessão de autógrafos, onde os alunos puderam assinar os livros que surgiram de suas próprias histórias sobre os projetos. Os trabalhos foram elaborados e ilustrados pelos estudantes e reunidos em livros diagramados e impressos pela plataforma “Ciranda de Livro”.

Para os pais, o evento desta noite consolida o investimento em educação e a parceria com o Colégio. Na visão de Charles Ferreira, pai da Olívia Freitas Ferreira, do terceiro ano 2, o sentimento é de orgulho.

“Ver ela ali, assinando esse livro que ela construiu, que fez com o auxílio dos professores, é para nós como pais, ficarmos muito orgulhosos. Observar os nossos filhotes dando seus primeiros passos, caminhando sozinhos, fazendo algo por eles, com certeza esse momento vai marcar muito a história da vida deles”, comentou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *