Eventos

Concluintes do curso de Enfermagem recebem homenagens e participam da Cerimônia da Lâmpada na Unesc

O evento, que contou com a presença dos familiares e também de estudantes de demais fases, ocorreu no Auditório Ruy Hulse (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

O simbolismo da luz guiada por Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, tomou conta do Auditório Ruy Hülse na noite desta terça-feira (18/11). Em um encontro marcado pela emoção e pela reflexão sobre a trajetória percorrida, os acadêmicos da 10ª fase do curso de Enfermagem da Unesc vivenciaram a tradicional Cerimônia da Lâmpada, rito que representa a missão de levar cuidado, humanidade e esperança aos que mais precisam. Além de uma celebração, o momento marca a reta final da graduação e se tornou um marco na vida acadêmica dos futuros enfermeiros.

Ao lado de familiares e amigos, os concluintes participaram também da tradicional “Despedida da 10ª Fase”, cerimônia que antecede a formatura oficial e sela simbolicamente o encerramento da vida acadêmica. O auditório lotado pelos mais de 50 estudantes, além de familiares e acadêmicos de outras fases do curso mostrou o clima de orgulho e conquista coletiva.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega das cartas escritas pelos próprios estudantes no início da graduação. Guardadas por cinco anos, as mensagens traziam conselhos, sonhos e projeções que agora, na reta final, ganham novos significados diante da profissão que se concretiza.

Reconhecimentos

A Pró-Reitora de Ensino, Graziela Giacomazzo, destacou o compromisso da Unesc com a formação humana e profissional dos acadêmicos. “É emocionante ver vocês celebrarem não apenas a conquista pessoal, mas também todos aqueles que caminharam junto. Nosso nome é mais do que uma marca: é o resultado do trabalho comprometido da coordenação, dos professores da Enfermagem e de toda a gestão, que se dedicaram para garantir a vocês uma formação que realmente fará diferença lá fora”, observou.

Graziela reforçou ainda o papel da ética na profissão. “Desejo que trilhem seus caminhos com ética e sensibilidade. Muitas coisas que hoje parecem pequenas farão muito sentido no campo profissional. Até das dificuldades vocês ainda vão lembrar com carinho, reconhecendo o quanto contribuíram para o crescimento de cada um”, complementou Graziela.

O Pró-Reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, também enfermeiro, compartilhou sua visão sobre o significado da profissão. “Sinto muito orgulho por ser enfermeiro e por fazer parte de uma universidade que valoriza o ser humano. Enfermeiro é sempre enfermeiro. Mesmo após 38 anos de formado, nunca perdi a essência da humanização, e peço a vocês que nunca percam isso”, comentou ele.

Feltrin também incentivou os formandos a encararem o futuro com responsabilidade e coragem. “Nós, enfermeiros, precisamos de gratidão, humanização, sinceridade e seriedade. Juntando tudo isso, temos a ética, e um enfermeiro sem ética não sobrevive. Vocês aprenderam, vocês sabem fazer. E farão muito bem”.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a Cerimônia da Lâmpada é um divisor de águas na formação dos futuros profissionais. “Essa é uma noite muito especial para todos nós. A cerimônia simboliza o início de uma nova fase, na qual todo o aprendizado adquirido será colocado em prática no cuidado direto ao paciente. Agradeço pela jornada desses cinco anos e pela confiança na nossa equipe. Logo estaremos juntos como colegas realizando novos sonhos”, finalizou a coordenadora.

Voz dos estudantes

Representando a turma, o estudante Hugo Nascimento relembrou a trajetória marcada pelos desafios da pandemia e agradeceu a todos que estiveram ao lado do grupo ao longo da graduação. “Somos a famosa turma da pandemia. Aulas síncronas, online, câmera aberta. Mas chegamos até aqui. Agradeço aos professores, técnicos, secretárias, colegas e às nossas famílias. Sem vocês, a gente não teria chegado”, falou ele.

Nascimento destacou ainda o impacto da participação acadêmica. “Nossa turma ocupou todos os espaços: Centro Acadêmico, criação das primeiras ligas de Enfermagem, DCE, projetos de extensão, pesquisa, congressos. Fiz questão de citar tudo isso para lembrar aos que ainda estão no curso, ocupem espaço. Isso nos gabaritou para estar aqui hoje e vai fazer diferença lá fora”, mencionou. O curso já formou mais de 1,2 mil estudantes. A noite contou ainda com muitas homenagens.

 

Palestra

A noite contou ainda com a palestra da professora Mágada Tessmann que abordou o tema: “Onde estou e para onde vou?” e convidou o grupo à reflexão sobre sua trajetória e sobre o futuro na área da saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *