
A Unesc celebra mais um marco na sua trajetória de compromisso com a educação e com o desenvolvimento regional. No Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, divulgado em 9 de novembro, a Instituição se destaca novamente entre as melhores do estado, conquistando pelo segundo ano consecutivo a 2ª posição entre as universidades comunitárias não estatais de Santa Catarina. Entre os critérios avaliados, os pontos fortes da Universidade incluem o desempenho em Pesquisa e Inovação (1° lugar) e Internacionalização e Interlocução com o setor produtivo e a empregabilidade dos egressos (3° lugar) evidenciando o compromisso da Instituição com a produção de conhecimento de qualidade e a inserção no cenário acadêmico internacional.
O resultado traduz o esforço diário de uma comunidade acadêmica que pesquisa, inova, transforma e coloca a região no mapa das grandes conquistas da educação brasileira.
No panorama nacional, na classificação geral, a Instituição também apresentou avanço significativo: subiu da 23ª para a 18ª colocação entre as Universidades comunitárias não estatais do país, além de ocupar a 98ª posição no ranking geral que reúne todas as universidades brasileiras avaliadas.
Para a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, o resultado reflete o crescimento contínuo e a contribuição da Unesc para a região, o estado e o país.
“Quando olhamos para esse resultado, enxergamos histórias. São professores dedicados, pesquisadores incansáveis, estudantes que acreditam no seu futuro e uma comunidade que confia na Unesc como parceira do desenvolvimento. Ver esses resultados mostra que o trabalho que fazemos aqui, todos os dias, tem força, tem propósito e tem impacto direto na construção de uma região mais justa, inovadora e preparada para os desafios do mundo”, disse Gisele.
“Hoje comemoramos um resultado, mas amanhã começamos uma nova etapa. Esse reconhecimento motiva, estimula, mostra que o trabalho coletivo vale a pena. Continuamos construindo, aprendendo, renovando para que a Unesc seja cada vez mais referência em Ensino, Pesquisa, Inovação, Internacionalização, e impacto social”, acrescentou Gisele.
Destaques do desempenho
A Unesc manteve a liderança absoluta em Pesquisa entre as instituições comunitárias não estatais de Santa Catarina, ocupando novamente a 1ª posição no estado e figurando como a 12ª melhor comunitária não estatal do país. O resultado reflete a robustez da produção científica e a estrutura consolidada de pesquisa da Universidade.
“Os resultados do RUF 2025 reafirmam a solidez do projeto universitário que construímos juntos ao longo dos anos. Liderar em Pesquisa e Inovação entre as comunitárias não estatais de Santa Catarina é a comprovação de que a Unesc cumpre sua missão de produzir conhecimento relevante, de formar pessoas comprometidas com a transformação social e de responder, com excelência, aos desafios da nossa região. Seguimos crescendo porque mantemos um olhar atento ao futuro, sem perder de vista o compromisso com o desenvolvimento humano, científico e econômico. É uma grande alegria ver a Unesc avançando, inovando e consolidando-se como referência no cenário nacional”, citou a reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Inovação
A Universidade também lidera em Inovação pelo segundo ano consecutivo entre as comunitárias não estatais catarinenses, ocupando o 1º lugar no estado e o 10º no Brasil entre as comunitárias não estatais. O indicador destaca a capacidade da Unesc de gerar soluções, tecnologias e conhecimentos aplicáveis, fortalecendo seu papel como polo de desenvolvimento.
Internacionalização
Com crescente inserção no cenário global, a Unesc alcançou o 3º lugar entre as comunitárias não estatais de Santa Catarina e a 16ª posição nacional. “O compromisso com a inovação, aliado à forte presença internacional, fortalece o posicionamento da Unesc como uma instituição moderna e conectada às demandas da educação superior”, finaliza Gisele.
Ensino e Interlocução com o setor produtivo e a empregabilidade dos egressos
Nos demais indicadores, a Unesc também se destaca na interlocução com o setor produtivo e a empregabilidade dos egressos ficando em 3º lugar entre as comunitárias não estatais de SC e 24º no Brasil; e em 5º lugar entre as comunitárias não estatais do estado e 29º em nível nacional no Ensino.
O que é o RUF 2025
O Ranking Universitário Folha é um levantamento anual elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo, que avalia o desempenho das universidades brasileiras e de seus cursos de graduação. Ele existe desde 2012 e é considerado um dos principais rankings nacionais de ensino superior.
O ranking é baseado em dados públicos (como do MEC, Inep e Capes) e em pesquisas de opinião feitas com professores e empregadores. As universidades e cursos são avaliados em dois grandes eixos: Ensino – qualidade da formação oferecida, considerando; titulação e dedicação do corpo docente; nota do Enade; infraestrutura; proporção aluno/professor; e desempenho de concluintes; e no Mercado de trabalho — percepção de empregadores sobre a qualidade dos egressos e sua inserção profissional.





