Geral

Unesc recebe Comenda Centenário e celebra 57 anos de contribuição ao desenvolvimento de Criciúma e região

Honraria concedida pela Câmara de Vereadores reconhece a trajetória da Universidade Comunitária, marcada por inovação, compromisso social e papel essencial na construção da Criciúma do futuro. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Aos 57 anos, a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri/Unesc) escreve grandes capítulos na história do desenvolvimento da cidade, do Sul catarinense e de todo o estado. A trajetória, marcada por inovação, conhecimento e compromisso comunitário, ganhou mais um reconhecimento na noite desta quinta-feira (13/11): a Comenda Legislativa Centenário de Criciúma – 1925/2025, concedida pela Câmara de Vereadores por iniciativa do vereador Juarez de Jesus.

A honraria foi entregue durante sessão especial realizada na Sociedade Recreativa Mampituba em evento que integra as celebrações oficiais dos 100 anos de emancipação político-administrativa do município e reuniu autoridades, homenageados e convidados em momento de reconhecimento e gratidão àqueles que ajudaram a construir a Criciúma de hoje.

A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, recebeu a comenda em nome da Universidade. “Este é um reconhecimento que pertence a toda a comunidade acadêmica e às milhares de pessoas que, ao longo de mais de cinco décadas, construíram e constroem diariamente a história da nossa Universidade. A Unesc nasceu do sonho de uma cidade que acredita no poder transformador da educação. Ser lembrada no centenário de Criciúma é motivo de grande alegria e, ao mesmo tempo, estímulo para seguir contribuindo com o desenvolvimento humano, social e econômico da nossa região”, ressaltou.

“A Unesc é parte viva da história de Criciúma”

Criada especialmente para marcar o centenário, a Comenda Legislativa é uma das mais altas distinções concedidas pelo Legislativo Municipal com o objetivo de homenagear personalidades, instituições e empresas que contribuíram de forma decisiva com o município.

“A Fucri/Unesc é parte viva da história de Criciúma. Uma Universidade Comunitária que, há mais de meio século, leva conhecimento, inovação e cidadania para toda a região Sul. Cada estudante formado, cada pesquisa desenvolvida e ação social realizada mostra o quanto a Instituição contribui para o desenvolvimento humano, econômico e cultural da nossa cidade”, afirmou o vereador Juarez de Jesus.

“Entre tantos projetos transformadores, merece destaque o Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da Fibromialgia (Amasf), referência nacional que ajuda centenas de pessoas a recuperarem a qualidade de vida. Esse trabalho mostra, na prática, o verdadeiro sentido de ser uma Universidade Comunitária, que não apenas forma profissionais, mas transforma vidas”, completou o parlamentar.

“Criciúma e Unesc crescem juntas”

Hoje, a Universidade reafirma a essência comunitária ao estar à frente de iniciativas estratégicas como a gestão do Centro de Inovação Criciúma (CRIO) e projetos como o Integratur, o Plano de Desenvolvimento Regional, o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação, a Escola de Lideranças Comunitárias.

Além disso, atua na área da saúde como gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Boa Vista e as Clínicas Integradas que, sediada no campus, atende mais de 200 mil pessoas por ano. Cada uma dessas frentes traduz, na prática, o compromisso da Unesc com o futuro da cidade que ajudou a transformar.

“Criciúma e Unesc cresceram juntas. Ao longo de quase seis décadas, a Universidade acompanhou e impulsionou o desenvolvimento da cidade com a formação de lideranças, a promoção da inovação e o cuidado com as pessoas. Receber a Comenda Centenário é uma honra que reafirma o compromisso comunitário da Instituição e o papel essencial que a educação tem na construção de um futuro mais humano, justo e sustentável para todos”, afirmou a secretária de Estado da Educação e reitora licenciada da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Reconhecimento coletivo

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Darós, a homenagem simboliza o reconhecimento de todo o Legislativo ao papel transformador que a Unesc exerce na vida das pessoas e na construção de uma Criciúma mais próspera e humana.

“A Unesc é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Criciúma e de toda a região. Reconhecer a Universidade com a Comenda Centenário é valorizar uma trajetória de compromisso com a comunidade e com o crescimento da nossa cidade. Essa homenagem simboliza o reconhecimento de todo o Legislativo ao papel transformador que a Instituição exerce na vida das pessoas e na construção de um município mais próspero e humano”, declarou.

O prefeito de Criciúma, Vágner Espíndola, lembrou da importância das pessoas e instituições que, ao longo de 100 anos, contribuíram para o desenvolvimento municipal.

Hoje, com certeza, os 17 homenageados: escritores, empresas, empreendedores, gestores públicos, políticos, representantes da academia, da igreja e de outras instituições, receberam uma comenda justa. Todos contribuíram para Criciúma, e esse reconhecimento reflete a grandeza do nosso centenário. A nossa cidade se transformou com as mãos e o conhecimento de todos aqueles que foram homenageados, e também de tantos outros”, citou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *