Geral

Unesc é homenageada pelo Governo de Criciúma
pela contribuição ao desenvolvimento da cidade

Universidade é reconhecida pela atuação em conselhos municipais e na construção de políticas públicas participativas. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

A Unesc foi homenageada na noite desta quarta-feira (12/11) durante a solenidade “Criciúma Mais 25 – Empresas que Constroem o Futuro”, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. A distinção reconhece a contribuição da Universidade para o fortalecimento da gestão participativa e sua atuação nos Conselhos Municipais, colaborando com a construção de políticas públicas mais integradas, democráticas e voltadas ao desenvolvimento de Criciúma.

Realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o evento celebrou também os principais contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS), as empresas com maior valor adicionado e as entidades que se destacam por sua atuação nos conselhos municipais. A cerimônia integrou as comemorações do centenário de Criciúma, celebrado no último dia 4 de novembro.

Destes 100 anos da cidade, a Unesc, fundada como Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), em 1968, faz parte desta história há 57. “Receber este reconhecimento é, antes de tudo, uma reafirmação do papel da Unesc como Universidade Comunitária. Somos parte viva de Criciúma e atuamos diariamente para transformar conhecimento em desenvolvimento, ciência em solução e participação em colaboração. Contribuir com os Conselhos Municipais, e com Criciúma como um todo, é uma forma concreta de aproximar a academia das decisões que impactam a vida das pessoas. É motivo de alegria estarmos juntos nesse projeto de cidade, que olha para os próximos 25 anos com planejamento, compromisso e esperança”, ressaltou a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes.

Papel fundamental

Durante a solenidade, o prefeito Vagner Espindola destacou o papel das instituições e empresas que ajudam a projetar a Criciúma do futuro, com ênfase na importância do planejamento diante das transformações econômicas e sociais.

“Este reconhecimento é um agradecimento a todos que acreditam e seguem investindo em Criciúma. O que planejamos para esta cidade vai nos elevar a um novo patamar e tenho certeza de que, em pouco tempo, todos terão ainda mais satisfação de viver aqui. Quando pensamos no ‘Criciúma Mais 25’, tivemos o desafio de planejar a cidade para os próximos 25 anos ouvindo a própria comunidade. Foi assim que começamos, em diálogo com entidades, organizações sociais, empresas e pessoas que constroem Criciúma”, afirmou.

“Estudamos dados, ouvimos especialistas e todos apontam que, em 25 anos, Criciúma terá entre 330 e 340 mil habitantes, cerca de 100 mil a mais do que hoje. Isso exige planejamento, especialmente diante da Reforma Tributária, que altera o modelo de arrecadação municipal. Precisamos estar preparados e oferecer condições para que os empreendedores continuem investindo, inovando e gerando emprego e renda”, acrescentou o prefeito.

Ao todo, 60 empresas e entidades foram homenageadas pela força empreendedora, visão de futuro e compromisso com o desenvolvimento de Criciúma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Tiago Fabris, também professor da Unesc, destacou que o município caminha para se consolidar como a capital da inovação de Santa Catarina. Ele ressaltou ainda os avanços nos índices de competitividade e os esforços da gestão municipal para construir um plano de desenvolvimento de longo prazo.

“É importante lembrar de onde viemos. Criciúma nasceu voltada à produção primária, ganhou força com a indústria carbonífera e se tornou a capital do carvão. Depois vieram as cerâmicas, que transformaram a nossa matriz produtiva e geraram novas oportunidades. Hoje seguimos evoluindo: de capital do carvão e da cerâmica, passamos a ser a capital dos parques. Os índices de competitividade mostram que somos uma das cidades mais competitivas do Brasil, a quarta do Sul e a segunda em Santa Catarina”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *