Geral

Projeto Integratur recebe Prêmio Líderes SC 2025

Premiação reconhece iniciativas que estimulam o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. (Fotos: Divulgação)

O projeto Integratur, uma metodologia completa de planejamento, implantação e integração efetiva do turismo de uma cidade e/ou região desenvolvido pela Unesc, foi o vencedor do Prêmio Líderes SC 2025, na categoria Tecnologia e Inovação. A cerimônia, considerada o “Oscar Empresarial de Santa Catarina”, foi realizada na noite dessa quarta-feira (5/11), na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis, reunindo empresários, autoridades e lideranças catarinenses.

O projeto Integratur habilita os municípios para receberem turistas, organiza a governança e promove a oferta turística, além de garantir a sustentabilidade dos destinos. Na prática, isso significa mais empregos, geração de renda, valorização da identidade local e atração de investimentos que beneficiam diretamente a população. 

A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou a relevância da presença da Universidade em eventos que valorizam o desenvolvimento e a inovação. “Quando uma Universidade se faz presente em um momento como este, em que o centro da economia pulsa e se conectam os fazeres que movimentam a sociedade, a educação não pode estar distante. A Unesc, como Universidade Comunitária, tem um compromisso com o desenvolvimento regional e, com o projeto Integratur, reconhecido nesta noite na categoria Inovação, fortalece seu papel de promover o conhecimento de forma diferenciada, com metodologias inovadoras que potencializam o turismo e fortalecem as regiões. Estar aqui é um privilégio e também um reconhecimento ao trabalho de uma Universidade que, há 57 anos, transforma o estado por meio da educação”, ressaltou Gisele.

O assessor de inovação, Paulo Priante e o professor da Instituição Gustavo Bisognin, também estiveram no evento. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. O Integratur prepara os municípios, organiza a oferta turística, promove a sustentabilidade dos destinos e constrói soluções como o sistema regional de ciclovias e os portais digitais. Tudo isso cria um ambiente propício para atrair investimentos, fortalecer a economia local, gerar emprego e renda e valorizar a identidade de cada território”, salienta Priante.

O presidente do LIDE Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Delton Batista, destaca que o Prêmio Líderes SC é uma celebração do empreendedorismo catarinense e da capacidade que o estado tem de gerar impacto positivo para o país. “É a noite em que as lideranças que fazem a diferença são homenageadas, aquelas que fazem o PIB do Estado e do Brasil. É fundamental usar esses exemplos como inspiração para outras empresas, para outras pessoas e para o desenvolvimento do Estado”, destaca ele.

Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) Santa Catarina, o evento chegou à sua 12ª edição reconhecendo personalidades e organizações que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento econômico e social do Estado. 

 

Sobre o integratur

Contratado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e idealizado pela Unesc, o Integratur é um programa voltado ao desenvolvimento turístico da Região Sul Catarinense. O projeto tem como foco promover o turismo de forma integrada e sustentável, fortalecendo o protagonismo regional por meio de inovação, governança e valorização dos potenciais locais.

O programa foi concebido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, com base em estudos técnicos e escuta qualificada nos municípios — resultado dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico elaborados para a Amrec e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

“Desde o início da elaboração dos Planos de Desenvolvimento, o eixo do turismo tem se destacado entre as demandas da nossa região. Ao unirmos esforços, utilizando a expertise da Universidade e a capacidade de governança dos municípios, poderemos alavancar e muito esse setor, de forma estratégica e perene. Não há dúvidas de que logo ali na frente teremos excelentes frutos alcançados por meio deste projeto para celebrar”, destacou a reitora em exercício.

O IntegraTur prevê ações como a criação de rotas turísticas disponíveis em ambientes digitais para oferecer experiências únicas para a atração turística nacionais e internacionais. 

Além da Amrec, o Integratur envolve a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que abrange as instâncias de governança Encantos do Sul, Serra Catarinense e Caminho dos Canyons. Juntas, elas somam mais de 800 mil habitantes, um mercado que, bem estruturado, é capaz de trilhar um caminho semelhante a Balneário Camboriú, por exemplo, onde o turismo representa 8,21% do Produto Interno Bruto (PIB), frente aos 1,03% da Região Carbonífera atualmente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *