
A comunidade acadêmica da Unesc marcou presença nas celebrações do centenário de Criciúma, realizadas nesta terça-feira (4/11). A programação iniciou logo cedo na Praça Nereu Ramos com entrevistas da reitora em exercício Gisele Silveira Coelho Lopes e da reitora licenciada e secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta aos veículos de comunicação da cidade. Após este primeiro momento, estiveram presentes na Missa de Ação de Graças na Catedral São José; lançamento do selo comemorativo; homenagens aos criciumenses centenários, além do tradicional corte do bolo, reunindo autoridades, lideranças, estudantes e a comunidade em clima de emoção e pertencimento.
“É uma grande alegria dividir esses momentos com toda a comunidade. Criciúma é uma cidade construída por pessoas de coragem, trabalho e união. Que os próximos 100 anos sejam de ainda mais prosperidade, inovação e qualidade de vida para todos que aqui vivem. E que a Unesc continue sendo um pilar essencial desse crescimento, uma referência em educação, ciência e cultura, capaz de atrair talentos de todo o país e contribuir para o futuro da nossa região”, afirmou a reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Criciúma celebra nesta terça-feira (4/11), um marco histórico de 100 anos de emancipação político-administrativa. A data representa um século de crescimento, trabalho e transformação de uma cidade que nasceu do sonho dos imigrantes italianos e se tornou referência no Sul de Santa Catarina em desenvolvimento econômico, cultura, educação e qualidade de vida.
A reitora licenciada, Luciane Bisognin Ceretta enfatizou que celebrar os 100 anos de Criciúma é reconhecer a força de uma cidade que cresceu com base no trabalho, na educação e na esperança de sua gente. “É emocionante ver o quanto a Unesc faz parte dessa trajetória, contribuindo há mais de cinco décadas para transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento regional. A Universidade nasceu e se consolidou junto à cidade, e continua sendo grande parceira no presente e no futuro”, comentou.
Homenagem
A Unesc também foi homenageada pela NDTV pelo papel essencial na história e no desenvolvimento de Criciúma, em comemoração aos 100 anos de emancipação do município. A Universidade recebeu uma placa de homenagem nesta terça-feira (4/11), durante a transmissão dos programas Balanço Geral e Ver Mais, realizada na Praça Nereu Ramos.
“É uma alegria representar a Unesc, uma universidade com 57 anos de história, que marcou e continua marcando a trajetória de Criciúma. Estar presente neste dia do centenário, junto a todas as entidades, é um grande privilégio”, destacou a reitora em exercício.
Além da Unesc, outras entidades da cidade também foram agraciadas com a honraria.
Reconhecimento
Ainda na tarde desta terça-feira, a Universidade teve destaque no ato de apresentação do projeto do Centro de Atendimento ao Autista, no Bairro Pinheirinho. Na oportunidade, o presidente da Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc (Aprofucri), Edson Luiz da Silva, recebeu reconhecimento em nome do Município pela venda da estrutura na qual seria a sede da Associação, no antigo Alvorada Clube.
A venda do espaço foi feita mediante votação junto aos associados, no início de 2025, reconhecendo a importância do espaço para receber o projeto voltado à atenção aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Colaboração: Daniela Savi/Agecom
























