
A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc recebe nestas quarta e quinta-feira (22 e 23/10) a terceira edição do Simpósio de Construção Industrializada, evento voltado a acadêmicos do curso de Engenharia Civil junto ao setor produtivo com foco no debate sobre a inovação e a sustentabilidade nos processos construtivos. Na noite desta quarta-feira, a abertura do Simpósio contou com palestras dos convidados Alan Dias e Vitor Neves, das empresas Timbau Estruturas e Rewood, respectivamente.
Neste ano a temática do evento se volta à “Construção 4.0: Inovação, Sustentabilidade e Eficiência no Canteiro Inteligente”, promovendo discussões sobre os avanços no setor que integram tecnologias digitais, automação, sistemas pré-fabricados e novos materiais no setor da construção civil, sendo a madeira o foco principal das palestras desta noite de abertura.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, prestigiou a abertura do simpósio e destacou a importância da participação ativa dos estudantes em oportunidades como esta. “Aproveitem estes momentos proporcionados pela vida acadêmica. Assim como os colegas representantes estudantis destacaram, reitero que todos esses momentos integram partes fundamentais da vivência universitária. Que bom que vocês estão aqui hoje dedicando este tempo a aprender e aprofundar os conhecimentos com grandes referências”, pontuou, agradecendo ainda a todos os parceiros e todos os professores presentes.
Conforme o coordenador em exercício do curso de Engenharia Civil, Augusto Wanderlind, é uma grande satisfação receber a terceira edição do evento e mais uma vez ter grandes parceiros. “Nossa primeira edição, em 2018, nasceu com o intuito de fazer essa união entre o que a gente ensina e aprende dentro da sala de aula com o que está sendo executado lá fora, principalmente dentro da construção industrializada, área com espaço para tantas inovações. Desde então buscamos trazer palestrantes e empresas parceiras engajadas em transformar a construção civil, podendo, mais uma vez, ter grandes parceiros nesta edição, o que é motivo de muita satisfação e gratidão por acreditarem feito aqui na Unesc”, pontuou.
Finalizando o Simpósio, nesta quinta-feira (23/10) participam do evento as empresas BPM Pré-moldados, Kingsman Isoeste e Imbralit. Entre os assuntos abordados estarão soluções ágeis e sustentáveis para transformar a construção civil e sustentabilidade com o uso de placas cimentícias.
O palco de honra da abertura do evento contou ainda com a presença da pró-reitora de Ensino, Graziela Giacomazo, do presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil, Wellington Kirch Perdoná, e o do vice-presidente da Atlética Fora de Prumo, Mayke Magagnin Aurélio.
O evento é realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e com o Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil da Universidade (GPDECC).
SCT 2025
A 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc segue até o dia 25 de outubro, com uma ampla programação voltada à ciência, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o tema é “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, em sintonia com o movimento nacional.
O evento conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A programação completa está disponível no site unesc.net/sct2025.