Cursos curta duração/Unesc Level

Unesc inicia novo ciclo de formação
de profissionais de saúde chilenos

Programa fortalece laços internacionais e promove o intercâmbio de experiências sobre o SUS e a promoção da saúde (Fotos: Mayara Cardoso/Agecom Unesc)

A Unesc deu início, nesta segunda-feira (13/10), a mais uma etapa da cooperação internacional com o Chile, voltada ao fortalecimento do conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e à qualificação de profissionais da área da saúde. A aula inaugural da terceira turma de chilenos participantes do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento em Modelo de Cuidado com Ênfase em Gestão Comunitária e Promoção da Saúde foi realizada de forma virtual, com transmissão pelo Google Meet e pelo YouTube, reunindo representantes da Universidad del Alba, Atom Capacitações, Ministério da Saúde do Chile, Universidade Corporativa Luces e da Unesc.

Com 125 horas de atividades – sendo 25 horas teóricas, 80 práticas e 20 voltados ao projeto final – o programa inicia com as aulas virtuais, sendo ao vivo ou de forma gravada, iniciadas já nesta semana. A partir da próxima segunda-feira (20/10), os 26 participantes do projeto estarão em solo criciumense para o início das atividades presenciais, por meio das quais  terão contato direto, ao longo de duas semanas, com profissionais e práticas do SUS, além de desenvolverem um projeto terapêutico voltado à realidade chilena.

De acordo com a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, o projeto oferecido pela Unesc conta com a excelência que é marca registrada da Universidade ao dar a oportunidade de os visitantes estarem junto a profissionais de referência para compartilhar as melhores experiências.  “Vocês terão os melhores professores, que têm o SUS no seu DNA, ou seja, na sua essência. Tenham certeza que serão muito bem acolhidos, sintam-se abraçados pela nossa Universidade e contem conosco para viverem as melhores experiências nestes dias que estão por vir”, destacou.

Conforme a coordenadora do projeto, Mágada Tesman, participam do programa enfermeiros, médicos, assistentes sociais, odontólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros profissionais, todos selecionados por meio de um rigoroso processo conduzido pelo Ministério da Saúde do Chile. 

“O grupo será recebido na Universidade e terá, ao longo de duas semanas, uma intensa agenda de visitas aos mais diversos espaços de saúde. Essa é a terceira experiência da Unesc recebendo os visitantes chilenos e a cada ano o projeto ganha ainda mais força. A bagagem levada desses dias de imersão no SUS são preciosos pela troca de experiências proporcionadas”, salientou.

Diariamente o grupo cumprirá agendas de visitas durante manhãs e tardes, sendo que, sempre das 17h às 18h, as atividades serão direcionadas à criação de um projeto prático para aplicação dos conhecimentos junto ao sistema de saúde chileno.

Abertura virtual dos trabalhos

Na abertura oficial das atividades, a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Unesc, Dayane Cortez, destacou a importância da parceria para a Universidade e para os dois países.

“Para a nossa Universidade, essa aliança representa um passo importante na consolidação de vínculos internacionais e na promoção de intercâmbios acadêmicos e profissionais. Cremos que essa cooperação trará muitos benefícios para ambas as partes, contribuindo com a formação de profissionais comprometidos com a transformação social e com a saúde pública do Brasil e do Chile”, afirmou.

O representante do Ministério da Saúde do Chile, César Freire Bastias, também enfatizou o impacto do intercâmbio na formação dos profissionais. “Para nós, este é um momento muito importante para buscar crescimento e evolução na atenção em saúde aos nossos usuários. Quero parabenizá-los porque são um grupo seleto de pessoas que vão para o Brasil após passarem por uma seleção rigorosa. Asseguro que vai valer a pena a dedicação em todo o processo”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *