
Na última semana a Unesc participou do 5º Seminário Regional sobre Plantas Bioativas e Homeopatia, realizado em Três Passos (RS) nos dias 1/10 e 2/10 de 2025. Representada pela professora do curso de Farmácia, Angela Erna Rossato, a Instituição conduziu a Palestra Magna de abertura, oficinas práticas e atividades de formação, destacando a integração entre conhecimento tradicional e científico e o protagonismo feminino no uso terapêutico de plantas. O evento, que reuniu mais de 400 participantes de 38 municípios, contou com apresentações baseadas nos projetos de Extensão Quinta do Chá e Fitoterapia Racional.
Em sua palestra intitulada Etnobotânica e Uso Terapêutico das Plantas Medicinais na Perspectiva da Ecologia de Saberes, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Angela Rossato ressaltou o papel histórico das mulheres como guardiãs do conhecimento sobre plantas medicinais. “As mulheres foram, e continuam sendo, as principais detentoras desse saber. Valorizar essa herança é reconhecer sua contribuição silenciosa para a saúde e a cultura”, afirmou. A docente ainda apresentou, junto com a mestranda Jadna Silveira Rosso Coral, a planta Melissa officinalis (mutter tee), popularmente chamada de “chá de mãe”, como planta-símbolo do projeto Fito Frau, iniciativa que homenageia mulheres rurais de origem alemã.
Além da palestra, a programação incluiu a oficina Uso Seguro de Produtos de Origem Vegetal e um treinamento sobre manejo de plantas e produção de extratos, dirigido à extensionistas da Associação Riograndense Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS). “Vocês nos sensibilizaram de fato. Conectaram diferentes públicos e mostraram que saberes populares e conhecimento científico se complementam”, afirmou Silvana Canova Ritterbusch, da Emater. “A professora falou de um jeito simples, de modo que todos aqui presentes pudessem entender. Foi maravilhoso!”, complementou uma agricultora presente ao evento.
Como gesto simbólico, cada município recebeu uma muda de Melissa officinalis, reforçando o vínculo entre Universidade e comunidade. A extensionista Laurice Gelatti, responsável pelo Fito Frau, emocionou-se ao declarar a honra em manter viva a sabedoria das mulheres ancestrais. Para Angela Rossato, a Extensão universitária é o espaço no qual o conhecimento ganha vida, fortalecendo o propósito comunitário da Unesc por meio de duas décadas de atuação dos projetos Fitoterapia Racional e Quinta do Chá.