
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, recebeu na manhã desta quarta-feira (1/10), a primeira-dama de Morro da Fumaça, Roberta Inocêncio, e a presidente do Legislativo, Marijane Felippe, para discutir possíveis parcerias voltadas ao público da terceira idade. O encontro teve como foco a apresentação de projeto da Universidade que busca estimular o aprendizado, novas experiências e a redescoberta de talentos para pessoas a partir dos 50 anos de idade.
Durante a reunião, Gisele explicou que o programa pode ser estruturado em trilhas formativas, que permitem que os participantes escolham percursos de acordo com seus interesses, como transição de carreira; arte; música; artesanato; idiomas; tecnologias ou atividades físicas.
“A ideia é criar um espaço flexível, que respeite o ritmo de cada pessoa e ofereça oportunidades concretas de aprendizado e crescimento, inclusive com certificação e acompanhamento profissional. Queremos que este seja um projeto transformador, que abra portas para novas experiências e até mesmo possibilidades de geração de renda. O que queremos é criar um espaço vivo, que não apenas acolha, mas que forme, incentive e valorize a melhor idade e também àqueles que estão chegando nessa fase da vida. É um investimento para hoje e para o futuro”, afirmou a reitora em exercício.
Fortalecimento
Roberta salientou que o objetivo é fortalecer e diversificar as atividades já oferecidas aos idosos do município. “Queremos ir além do que já temos, buscando atividades diferenciadas que trabalhem outras perspectivas, tanto físicas quanto sociais e culturais. “O encontro foi importante para iniciarmos essa parceria entre Morro da Fumaça e a Unesc. Tivemos a oportunidade de estudar algumas possibilidades do que podemos construir para os próximos anos, com foco especial nos nossos idosos, cuja quantidade vem crescendo”, , ressaltou Roberta.
“Temos muito interesse em cuidar dessas pessoas, que também representam o futuro da cidade. Foi um momento para analisar os projetos apresentados e já encaminhar algumas práticas, pensando no que podemos desenvolver nos próximos anos, principalmente nessa parceria entre a Unesc e Morro da Fumaça”, acrescentou
Resgate
O projeto da Unesc também pretende ser um espaço de resgate de identidades e redescoberta de talentos ao oferecer oportunidades de um novo ciclo de vida. A iniciativa prevê até mesmo a possibilidade de realização da segunda graduação.
“Tivemos a alegria de visitar a reitora em exercício da Unesc, professora Gisele, e sua equipe. Foi um encontro extremamente produtivo, marcado pelo diálogo e pela troca de ideias sobre projetos para Morro da Fumaça. A experiência e a expertise da Universidade são fundamentais para que possamos planejar ações consistentes e executar projetos com foco em resultados que realmente impactem a vida da nossa comunidade. Ao final da reunião eu disse para a reitora: tivemos uma verdadeira ‘aula’”, comentou a presidente da Câmara de Vereadores, Marijane Felippe.