
Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (24/9), a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, confirmou a implantação dos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional em Criciúma, com início previsto para 2026. A notícia foi repassada em encontro com as secretárias de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O lançamento ocorrerá ainda em 2025.
Além da abertura dos novos cursos, a agenda tratou da participação da Universidade no 1º Seminário Regional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Compromisso Coletivo, que ocorrerá no dia 12 de novembro, no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni, em Turvo.
“Estar com a educação, a saúde e a habitação, todos juntos para construirmos parcerias que fortaleçam a região, é o nosso propósito como universidade comunitária. Temos um coletivo comprometido com a educação. A Unesc sempre foi parceira, apoiando e construindo projetos em conjunto com a Amesc e a Amrec”, citou a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Na ocasião, Gisele também apresentou o catálogo de cursos da Universidade e reforçou o convite para a Feira das Profissões, marcada para outubro. “Temos um portfólio de cursos disponíveis para oferecer aos municípios, com a excelência da Unesc. Nosso objetivo é entender as necessidades e formatar experiências alinhadas às expectativas de cada parceiro”, completou.
Impacto para os municípios
A assessora em Políticas Públicas da Amesc e coordenadora do Colegiado Regional da Educação, Rosângela Paulino Alexandrino, ressaltou a relevância da conquista para os 15 municípios do Extremo Sul. “Uma das principais demandas do colegiado era a criação dos cursos de Fonodiologia e Terapia Ocupacional. Hoje recebemos a maravilhosa notícia de que eles serão ofertados em parceria com a Unesc. Isso significa avanço não apenas para os municípios da Amesc, mas para toda a região”, afirmou.
Ela explicou que o próximo passo será apresentar a proposta aos secretários Municipais de Educação e, em seguida, aos prefeitos. “Buscaremos apoio para a concessão de bolsas de estudo, garantindo o número necessário de acadêmicos e viabilizando a abertura já em fevereiro de 2026”, acrescentou.
A reunião contou ainda com secretárias de Educação dos municípios da Amesc, além da diretora de Ensino Presencial da Unesc, Gislene Camargo, e da assessora da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Guiomar Bortot.