Ensino

Estudantes de Design refletem sobre TCC, futuro profissional e viagem internacional

Premiação de melhor desempenho e preparação para imersão acadêmica na Itália marcam encontro na Reitoria da Unesc (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom Unesc)

Na Reitoria da Unesc, estudantes do curso de Design se reuniram para um encontro que uniu celebração, troca de ideias e reflexões sobre o futuro profissional. Entre homenagens e conversas sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o clima foi de aprendizado, inspiração e projeção de novos horizontes, incluindo uma viagem internacional à Itália.

O primeiro momento foi marcado pela homenagem à Giovana Scheper, formada em julho deste ano, que recebeu o troféu de melhor desempenho acadêmico de 2025, em reconhecimento ao esforço, dedicação e excelência acadêmica. “É gratificante. Desde cedo, trabalho e estudo, sempre mantendo uma rotina corrida, mas sem deixar de me esforçar. Fico muito feliz em ter esse reconhecimento, pois procurei manter notas altas e me dedicar integralmente ao curso”, contou Giovana.

Sobre sua atuação profissional, explicou que iniciou com foco em design gráfico, mas explorou outras áreas ao longo do curso, como design de produto e design digital. “É muito bom poder atuar em diferentes frentes”, enfatizou.

A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, reforçou a importância de valorizar o protagonismo estudantil e a criatividade. “A essência está no que você busca, nas suas referências, na fonte de inspiração que transforma uma ideia em algo diferenciado. É gratificante ver o protagonismo estudantil, é lindo ver um estudante brilhar. A liberdade criativa e a construção da identidade pessoal são fundamentais na formação acadêmica. Quem constrói seu lugar ao sol enfrenta desafios, mas a constância e a persistência são essenciais”, enfatizou.

O coordenador do curso, João Rieth, lembrou que destacar o desempenho acadêmico é uma forma de valorizar a dedicação e o profissionalismo dos estudantes. “Esse reconhecimento abre oportunidades, incentiva o grupo e agrega valor à carreira. A premiação da Giovana como destaque de 2025 é reflexo de excelência acadêmica e comprometimento, que se projeta também no futuro profissional”, afirmou.

O coordenador adjunto, Haron Fabre, complementou: “O nosso papel, além do ensino, também é de reconhecer e criar oportunidades. O reconhecimento é importante porque se a Giovana está recebendo uma gratificação é porque fez um processo excelente em todos os requisitos. O comprometimento na academia certamente se traduzirá na área corporativa. Por isso é tão importante este reconhecimento de aluno de destaque de 2025”, falou.

 

Acadêmicos rumo à Itália

Ainda durante o encontro, os sete acadêmicos que representarão a Unesc na Itália apresentaram o projeto desenvolvido para o Design Weekend 2026, em Pordenone, e as atividades que terão em Milão. Mateus Gerônimo Euzebio e Hilher Gustavo Martins Berbigier explicaram que o grupo criou utensílios de cozinha com função prática, inspirados na cultura açoriana de Florianópolis, incluindo uma travessa, um descansador de pratos e um porta-temperos.

“Iremos participar do Design Weekend em Pordenone e também visitar museus de design em Milão. É uma oportunidade de aprendizado, network e de mostrar a criatividade e a identidade do design brasileiro no cenário internacional”, explicou Hilher.

 

Viabilização do projeto

Para custear passagens e hospedagem durante 12 dias de imersão acadêmica, os acadêmicos criaram uma vaquinha online (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/viagem-academica-workshop-pordenone) e uma página oficial no Instagram (@designinitalia), onde registram todas as etapas do processo. Eles também organizaram ações entre amigos e campanhas de comunicação para engajar a comunidade.

O projeto surgiu por meio de parceria internacional com a designer italiana Francesca Valan, professora do Instituto Superior para as Indústrias Artísticas (ISIA) Roma Design e colaboradora do curso desde 2020. Na Unesc, um processo seletivo definiu os estudantes participantes, que desde então trabalham de forma conjunta para concretizar a viagem.

Presente no encontro, Guiomar da Rosa Bortot, assessora da Pró-reitoria de Ensino (Proen), que atua na Unesc há 50 anos, destacou valores fundamentais para uma trajetória longa e sólida na Instituição. “Constância, amor, paz e dedicação são fundamentais. É preciso manter a humildade de excelência. Nunca se acomodar, sempre buscar mais, pois o mundo é dinâmico e há muito ainda para aprender”, enfatizou.

 

Aprendizado imersivo

A experiência em Pordenone se assemelha ao projeto Interdesign, desenvolvido na Unesc, em que os estudantes são desafiados a criar soluções para questões do dia a dia da cidade. “No último ano, por exemplo, as criações se voltaram ao sistema de exposição de produtos nas lojas. Os participantes desenvolveram novas formas de exposição para o setor comercial, sob o olhar dos gestores”, explicou Rieth.

O coordenador reforçou o impacto transformador da experiência internacional: “Eu consegui uma bolsa de mestrado na Itália e vejo que isso mudou minha vida. Da mesma forma como eles precisam se preparar agora, estudei um segundo idioma e me dediquei para absorver todo o aprendizado. Por isso acredito tanto no poder de transformação dessa experiência para eles”, concluiu.

Mais informações sobre o projeto e a trajetória do grupo podem ser acompanhadas na página oficial do Instagram @designinitalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *