
O Centro de Inovação Criciúma (CRIO), sedia desde terça-feira (16/9), o Santa Catarina Inovadora: Novas Oportunidades e Tendências no Turismo, com o objetivo de união, fortalecimento e de construção coletiva para um futuro promissor para o trade turístico das regiões que englobam; Encantos do Sul, Caminho dos Canyons e Serra Catarinense.
O evento que se encerra nesta quarta-feira (17/9), abordou diversos temas durante estes dois dias. Na manhã desta quarta-feira (17/9), um dos painéis de destaque foi o “360º Serra-Mar: Conectando regiões e potencializando negócios – De frente com os Guias de Turismo. No fórum foi discutida a importância dos guias de turismo, considerado pelos participantes um dos principais profissionais responsáveis pelo acolhimento e pela experiência dos visitantes.
Momento único
Conforme a agente de Inovação no Turismo da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), Tayse Borghezan Nicoladelli, o painel é um momento único para o trade turístico da nossa região.
“Acredito que nunca existiu algo relacionado a um encontro de guias, ou seja, de pessoas que atuam na ponta, que atendem diretamente o turista, que executam o roteiro e que estão diretamente ligadas ao visitante. Então esse painel é bem provocativo porque ele tenta trabalhar várias questões, desde a parte de formação desse profissional e até os desafios lá na ponta, atendendo os turistas. Esse momento foi para dialogar entre o empreendedor e o guia e, a partir desse momento, proporcionar o que chamamos de diálogos, com o intuito de entender as fragilidades do segmento e também as necessidades para que o turismo cresça como um motor econômico e desenvolvimento dos nossos municípios”, explicou.
Valorização profissional
Para o mediador do debate e presidente do Instituto Alouatta, Paulo Cadallora, o painel provoca uma discussão justamente com quem trabalha na ponta do turismo. “Essa conversa é sobre a valorização desse profissional. Porque às vezes a pessoa pensa que vai estar gastando, contratando um guia de turismo, mas na verdade, além dos aspectos que envolvem conhecer o ambiente, de segurança e de ter uma pessoa qualificada, o guia leva muita experiência e conhecimento histórico, geográfico e do ambiente de fauna e floresta. Este profissional enriquece a experiência do visitante e tem uma função determinante nas atividades turísticas”, avaliou Cadallora.
Regulamentação
Um dos representantes da Serra Catarinense, José Marcos Hack Barreto, é guia de turismo desde 2005, condutor de trilhas no Parque Nacional de São Joaquim e proprietário da Agência Receptiva Serra Sul Ecoturismo em Urubici, destacou a importância de cumprir a Lei.
“O guia de turismo, como comentamos, é a única profissão do setor regulamentada. Nós discutimos nesta roda de conversa a importância de estar seguindo essas determinações de regramento, de fiscalização. O guia de turismo é o anfitrião da cidade para o visitante, mas às vezes faz um passeio sem este profissional; Para mim é a mesma coisa de assistir um filme mudo sem legenda. O guia é para interpretar, passar informação, otimizar o tempo, fazer indicação dos restaurantes e dos atrativos da região, esse é o nosso papel”, comentou Barreto.
Cultura
Conforme o presidente do Conselho de Turismo em Nova Veneza. Romencito José Aléssio, o turismo não existe sem cultura.
“Sempre digo que não existe turismo se não tiver cultura antes. A cultura é que faz o turismo andar, através do conhecimento, dos contos, das histórias. Então, todos os segmentos e setores envolvidos no turismo precisam se preocupar primeiro na cultura, porque para manter o turismo e as pessoas passeando, conhecendo novos lugares, temos que contar a história do local. Por isso é fundamental o papel do guia de turismo local, pois ele conhece a verdadeira história de cada atração que tem na cidade”, observou o presidente.
O painel ainda contou com a participação dos seguintes representantes por região:
Serra Catarinense: Benito Sbruzzi (São Joaquim)
Encantos do Sul: Patrícia Pontaldi Breis (Lauro Müller), Franciele Mazzorana Ghelere (Nova Veneza) e Léo Matei Baschiroto (Criciúma)
Caminho dos Canyons: Luiz Fernando Soares (Praia Grande)
Os professores e estudantes dos cursos em Gestão de Turismo e Gastronomia da Unesc, também marcaram presença no encontro. “A nossa participação reforça o compromisso dos cursos em articular teoria e prática, proporcionando aos alunos vivências enriquecedoras e aos docentes atualização de conteúdos que dialogam diretamente com as necessidades do mercado e com as políticas de desenvolvimento regional”, explicou o coordenador do curso de Ensino a Distância (Ead) em Gestão de Turismo, Lucas Fabricio de Souza Firmino.
O evento Santa Catarina Inovadora: Novas Oportunidades e Tendências no Turismo, é realizado pelo IntegraTur da Unesc, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina(Fapesc).